Depois de receber denúncia de um usuário da UBS do Bairro Paraiba, que narrava discussões entre profissionais lotados na referida, em virtude do procedimento de descarte, de uma quantidade significativa de medicamentos, na Rede de Esgoto da Unidade e no contener e tambores de lixo. O CMS, reprensentado por seu Presidente, 1º Secretário - Ricardo Alexandre e 2º Secretário - Cristino Jerônimo constataram in loco a procedência da denúncia e acionaram imediatamente a VISA. Concluído o processo de catalogação de todos os itens, especificando quantidades, validades e Lotes, o Conselho encaminhará para os órgãos competentes, a relação dos medicamentos, pra diligência com vistas a identificação da origem e trânsito até o recebimento na Unidade de Saúde para descarte.
Em conversa com populares residentes na vizinhaça apurou-se que a medicação fora trazida para UBS em um veículo, tipo caminhoneta, do Hospital Regional do Seridó. Informação essa que diverge do que repassou a Gestão. Que afirmou tratar-se de objeto de doação feita por Prefeitura de município vizinho e uma Distribuidora com sede em caicó. Solicitado o termo de doação que formalizou e deu legalidade ao processo, fomos informados que não existia.
Embora o Ministério da Saúde disponha um sistema informatizado de controle das entradas e saídas de medicamentos e insumos hospitalares para as Secretarias Municipais de Saúde, gratuitamente, a Gestão do SUS em caicó, embora tenha informado recentemente a Procuradoria da Replúbica que já se acha implantado na SMS, de fato não foi. O que contribui para o desperdício de recurso público na compra desordenada de Medicamentos e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário