segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desigualdade financeira aumentou nos últimos 20 anos

O relatório sobre Crescimento e Desigualdades, divulgado recentemente pela OCDE, revela que em 23 dos 30 países membros desta organização, as desigualdades de rendimentos e o número de pobres aumentaram durante os últimos 20 anos. . Nos paises da Europa a proporção é em média de 9 a 1. No caso Japão e Coreia do Sul esta diferença é de 10 a 1. No Chile e no México a desigualdade supera a razão de 25 vezes a 1, e no Brasil, 50 vezes a 1. Essa desigualdades entre ricos e pobres é injusta e imoral. Fica evidente que desigualdade depende do modo como a sociedade organiza a produção e faz a distribuição dos bens de consome. No Brasil continua a má distribuição da renda,riqueza e ativos produtivos afetado ainda mais pelos beneficios fiscais aos ricos. Somos abrigo seguro e rentável para o capital especulativo nacional e mundial. A proposta do Governo brasileiro para enfrentar a pobreza é a inclusão pelo lógica de mercado e programas compesatórios baseado na pobreza monetária.
A compreensão de superar a pobreza pela via das transformações sociais estão descarta pelo governo central. O brasil promove com sua política desenvolvimentista mais capitalismo, o que dizer mais desigualdade entre ricos e pobres e mais distruição e privatização dos bems comum da natureza e da vida. 
É verdade que temos os programas sociais e geração de empregos, porém, com péssimos salários, além,de um sistema de saúde, educação, transporte coletivo,segurança e saneamento de péssima qualidade,quando existem. Estes dados são comprovados pelas diversas manifestações pelo brasil a fora e, que são reprimidas violentamente pelo aparado do estado e dos governos que não são popular.  Cresce em todo brasil a criminalização dos movimentos sociais,mas,também cresce a resistencia e luta organizada dos povos trabalhadores contra o modelo e seus patrocinadores. Como dizia Castro Alves: a praça é do povo como o céu é do condor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário