Cada vez mais, médicos brasileiros tem feito parte da equipe de profissionais do Programa Mais Médicos. O novo edital teve ampla adesão desses profissionais, que preencheram 90% das vagas já na primeira chamada. São 1.378 profissionais, todos formados no Brasil , para atender 644 localidades do país.
José Paulo dos Santos, por exemplo, é um dos médicos que integra o programa. Ele nasceu em Salvador, mas morou desde os primeiros anos de vida em Belo Horizonte, Minas Gerais. José Paulo conta que a oportunidade de atuar em Ipojuca, Pernambuco, realização um desejo de voltar para a região de origem “Esse foi um dos motivos pelos quais me inscrevi no Mais Médicos. Outro fator foi poder estudar e aprender com a experiência. Já aprendi sobre temas regionais, o modo de ouvir o paciente, e tenho tempo para avaliar a situação até o retorno”.
Com o novo incentivo para a participação de profissionais brasileiros, a meta é substituir 4 mil médicos cooperados da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) em até três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de participantes cubanos.