sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SGEP lança vídeo para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

O Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS) lança o vídeo de mobilização para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. As duas conferências foram deliberadas em 2016 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para realização nesse segundo semestre de 2017.
A primeira é a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu), com o tema Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade que acontecerá entre os dias 17 a 20 de agosto. Seguida da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) que será realizada entre os dias 21 a 24 de novembro. Brasília/DF vai sediar os dois eventos.


Tendo como premissa o diálogo com os movimentos sociais para construção dessas políticas de equidade e de educação popular em saúde, o DAGEP contribui para a mobilização das conferências realizando atividades preparatórias para as mesmas, como o Seminário Nacional Saúde das mulheres e Gestão Participativa: Desafios para a integralidade com equidade, realizado nos dias 18 e 19 de julho e a II Conferência Livre: Trabalhadoras do Ministério da Saúde, realizada no dia 24 de julho. De acordo com a Secretária de Gestão Estratégia e Participativa, Gerlane Baccarin para efetivação das políticas de equidade é fundamental “ para construção de um sistema de saúde eficiente, compreendermos as diversidades bem como as diferentes condições de vida e suas trajetórias”.

2ª CNSMu – A 2ª CNSMu é resultado da construção histórica em saúde dos diversos setores da sociedade somando os esforços no âmbito do Ministério da Saúde – das Coordenações de Saúde das Mulheres, do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e da Secretaria de Vigilância em Saúde, juntamente com o Conselho Nacional de Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

O eixo principal da 2ª CNSMu será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a também as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero e estigma social), da População em Situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

1ª CNVS – A 1ª CNVS tem como objetivo dialogar sobre o Direito à Promoção e Proteção da Saúde compreendendo a Vigilância em Saúde como estratégia para o cumprimento da Promoção e da Proteção como dos pilares do direito à saúde. Além disso entender o território como espaço fundamental para a implementação da política e das práticas da Vigilância em Saúde. Outro ponto fundamental é compreender o Controle Social e Democracia Participativa como parte para formulação de uma política nacional de vigilância em saúde.

O objetivo principal da Conferência Nacional de Vigilância em Saúde é “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”. O tema central da Conferência é a Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade. “A mobilização dos movimentos sociais e das entidades é super importante para que tenhamos êxito na Conferência de Vigilância em Saúde. A Vigilância em saúde pode ser dar em vários níveis: no nível acadêmico, no nível das secretarias municipais e pode ser dar com a própria comunidade que observa situações” explicou Marcia Turcato, coordenadora do Núcleo de Comunicação da SVS.

INFORMAÇÕES – Para mais informações sobre a 2ª CNSMu você pode acessar o documento orientador no link: http://bit.ly/2hOG8SK e para mais informações sobre a 1ª CNVS acesse: www.cnvs.org.br.


Fonte: SGEP/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário