domingo, 10 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO, VALORIZE A VIDA

SETEMBRO AMARELO, Campanha Nacional de Prevenção aoSuicídio: criado para mostrar a REALIDADE SOBRE O SUICÍDIO- para mais de 90% dos casos existe prevenção!

O SUICÍDIO É CONSIDERADO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, E UM BRASILEIRO MORREM DESTE MAL A CADA 45 MINUTOS, no mundo a cada 40 segundos uma pessoa morre vitima de suicídio.

Só quem conhece a dor de perder alguém desta forma entende a importância desta campanha! A reflexão, o diálogo e a informação sobre o assunto tornam-se imprescindíveis, em vista do grande número de mortes em todo o mundo.

Lutar contra esse tabu salvará muitas vidas - Pela valorização da vida, VAMOS TODOS "ABRAÇAR" ESTA CAMPANHA!


VOCÊ SABIA QUE:

A maioria das pessoas com idéias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas, freqüentemente, dão sinais e fazem comentários sobre.

FRASES DE ALERTA
“Eu preferia estar morto”.
“Eu não posso fazer nada”.
“Eu não agüento mais”.
“Eu sou um perdedor e um peso pros outros”.
“Os outros vão ser mais felizes sem mim”.

Se você suspeita que alguém próximo à você pensa em cometer suicídio, tente se aproximar e:

• Pergunte se o pensamento existe e em que nível;
• Se já houve planejamento e como;
• Procure ouví-lo atentamente;
• Tente compreender os sentimentos dessa pessoa;
• Expressar respeito pelas opiniões e pelos valores dela;
• Converse abertamente;
• Demonstre sua preocupação, seu cuidado e sua afeição para com ela;
• Procure conversa com a família, amigos ou rede de apoio dessa pessoa;
• Caso a pessoa tenha acesso a métodos suicidas, como armas e remédios, remova-os imediatamente.
• Oriente e ajude a buscar ajuda na rede de saúde mental de sua comunidade e/ou outros equipamentos e órgãos; CAPS,Posto de saúde, Clínica-escolar, CVV, ONGs e etc.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos
ESTA CAMPANHA que pode acontecer, também, através do compartilhamento da hastag:  #acreditonavida  no status do face, ou no status do whats, de posts sobre o assunto na linha do tempo, da configuração de foto de capa com imagem alusiva à campanha, com o uso do laço amarelo, com enfeite das casas, instituições e comércios com adornos na cor amarela.


Psicóloga Joselaine Garcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário