quarta-feira, 21 de novembro de 2018

16ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá de 4 a 7 de agosto de 2019

Devido a fatores relacionados à produção, organização e adequação de espaços, a Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) definiu que a nova data de realização do evento será de 4 a 7 de agosto de 2019. O maior evento de participação social do Brasil estima reunir mais de 5 mil pessoas, de todo o país, em Brasília.
O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em um contexto de retrocessos das políticas sociais, a realização da conferência se faz ainda mais necessário como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário