sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Hospital Onofre Lopes realiza primeira neurocirurgia neonatal


imagem ilustrativa fonte: google imagens
O Hospital Universitário Onofre Lopes tem 107 anos de referência no tratamento de adultos e idosos
Nesta quarta-feira, 08, pela primeira vez em sua história, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou uma cirurgia de correção de mielomeningocele, para reparação de malformação congênita da coluna vertebral de uma recém-nascida.
A complicação foi identificada após o parto, na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), onde a pequena paciente nasceu com as meninges, a medula e as raízes nervosas expostas.
Imediatamente, o neurocirurgião Guilherme Lima e o anestesiologista Ricardo Medeiros foram acionados e, com apenas 16 horas de vida, a menina adentrava o centro cirúrgico do Onofre Lopes para tratamento, cuja emergência exige intervenção até 48 horas após o nascimento.

A equipe envolvida no procedimento contou ainda com duas técnicas de enfermagem, Gleide Adeliana e Geilza Vicente, e outros três médicos: a residente em neonatologia da MEJC, Márcia Moisés, e os residentes em neurocirurgia do HUOL, André Corsino e Rivus Arruda. O último, acompanhando a conduta.
Referência ampliada
O Hospital Universitário Onofre Lopes tem 107 anos de referência no tratamento de adultos e idosos. Somente em 2013, quando passou à gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), agregou o serviço de pediatria, o mesmo que, na última segunda-feira (6), inaugurou uma inédita Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica para a instituição.
Foi a nova estrutura que possibilitou ao HU da UFRN realizar a sua primeira neurocirurgia neonatal, e alcançar a capacidade de assistência plena ao público infanto-juvenil.
De acordo com o neurocirurgião Guilherme Lima, “a UTI pediátrica foi indispensável e dará suporte à recuperação da paciente nas próximas 72 horas, antes de voltar a UTI neonatal da MEJC”, explicou.
Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário