quarta-feira, 21 de novembro de 2018

16ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá de 4 a 7 de agosto de 2019

Devido a fatores relacionados à produção, organização e adequação de espaços, a Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) definiu que a nova data de realização do evento será de 4 a 7 de agosto de 2019. O maior evento de participação social do Brasil estima reunir mais de 5 mil pessoas, de todo o país, em Brasília.
O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em um contexto de retrocessos das políticas sociais, a realização da conferência se faz ainda mais necessário como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta segunda-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum:
• Maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; 
• Na interação social;
•Comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.
Neste spectro o grau de gravidade varia desde pessoas que apresentam um quadro leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação (por exemplo, autistas de alto funcionamento, síndrome de Asperger) até aquelas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida. 
O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Conselho Municipal de Saúde de Caicó realiza eleições para recomposição da sua diretoria


 Neste dia 02 de abril de 2018, o CMS de Caicó, realizou eleições para recompor sua diretoria, já que o Cargo de presidente e vice-presidente estavam vagos, com a renúncia de Julio César (presidente) e Raquel Valetim da Silva (vice-presidente).
Como prever o regimento interno do Conselho, na vacância dos cargos, faltando mais de noventa dias para o termino do mandato, deve haver novas eleições para os cargos abertos, e foi isso que aconteceu.
Candidataram-se para os cargos vacantes, a conselheira Raquel Valetim da Silva, para presidente e o Pr. Divino Félix, para vice-presidente. Raquel Valetim representa no Conselho os trabalhadores em Saúde (SINDSAÙDE) e o Pr. Divino, os usuários (AMES - Igrejas Evangélicas).
A eleição aconteceu hoje, segunda-feira, dia 02 de abril de 2018, das 8:00h às 11:00h.
O resultado da eleição ficou assim: compareceram todos os 16 Conselheiros e votaram, sendo que a Conselheira Raquel Valetim da Silva, candidata a Presidente, recebeu 15 votos, e um em branco; o Conselheiro Divino Félix, candidato a vice-presidente, recebeu 16 votos. Ambos foram  eleitos para o complemento do biênio 2017 / 2019, que se findará no mês de agosto de 2019.

Conselho Municipal de Saúde de Caicó tem nova presidente e novo Vice-Presidente


Mitos e Verdades sobre a Febre Amarela

Em época de campanha que incentiva a vacinação contra febre amarela, o Ministério da Saúde traz mais informações para combater boatos a respeito da doença 
A vacinação contra a febre amarela é a medida mais eficaz para evitar a doença. Por isso, o Ministério da Saúde vai ampliar a recomendação da vacina febre amarela para todo o território brasileiro neste ano. A medida é preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção da população para a doença em caso de uma futura circulação do vírus.
Atualmente, alguns estados e municípios do Nordeste e parte do Sul e Sudeste não fazem parte das áreas de recomendação de vacina. Devem ser vacinadas, aproximadamente, 80 milhões de pessoas em todo o país, sendo 11,3 milhões no Sul, 40,9 milhões no Sudeste e 27,7 milhões no Nordeste. O quantitativo corresponde à estimativa atual de pessoas não vacinadas no país.