quinta-feira, 25 de maio de 2017

Relação entre Zika vírus e Guillain-Barré insere HUOL em pesquisa global

Dr. Mário Emílio Dourado foi primeiro especialista a alertar relação entre as duas doenças.
Relação entre Zika Vírus e Guillain -Barré
insere HUOL em pesquisa Global

Nos próximos quatro anos, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vai integrar um estudo mundial de resultados da síndrome de Guillain-Barré, com foco na relação da doença com o Zika vírus. O neurologista Mário Emílio Dourado será uma das referências no pool de pesquisadores coordenados pelo Centro Médico Universitário Erasmus, da cidade de Roterdã, na Holanda.
A instituição é uma das maiores da Europa e a segunda maior de seu país. Na última quinta-feira, 4, o complexo holandês envoiu a pesquisadora Sonja Leonhard, para alinhar as ações do projeto no Brasil. Na ocasião, a estudiosa de doenças neuro-infecciosas apresentou detalhes do estudo ao serviço de neurologia do HUOL.

Até 2020, 150 hospitais de 19 países estarão envolvidos no International Guillain-Barré syndrome outcome study (IGOS), o estudo multicêntrico de controle de casos que tem o objeto de atestar que o Zika vírus desencadeia a síndrome de Guillain-Barré.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, provocando fraqueza muscular súbita. No Rio Grande do Norte, os casos são acompanhados, desde 1994, pelo Dr. Mário Emílio Dourado.
De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o especialista do HUOL foi o primeiro a alertar a entidade, associando Zika e Guillain-Barré, fato registrado também pelo jornal Estadão (http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,guillain-barre-deveria-ter-notificacao-obrigatoria,10000017158).
Sobre a Ebserh
O Huol é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Fonte: http://www.ebserh.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário