quinta-feira, 30 de março de 2017

Saiba mais sobre a importância da vacinação oferecida pelo SUS


Olhar seu filho levar aquela picadinha nos primeiros dias de vida parece ser algo nada agradável, não é mesmo? Apesar da angústia dos pais, é importante reforçar que essa é a melhor maneira de prevenir seus filhos contra doenças. E essa proteção está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS. São oferecidas à população 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, criado em 1973, disponibiliza mais de 300 milhões de doses de vacinas por ano para os estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A vacina serve para defender dos vírus e bactérias que provocam doenças. Hoje, o Brasil conta com técnicas modernas para produzi-las em sete laboratórios públicos, atendendo a todo o processo de qualidade de produção exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vacinas podem ser produzidas a partir de organismos enfraquecidos, mortos ou alguns derivados, podendo ser aplicadas por meio de injeção ou por via oral.

Prefeitura de Caicó recepciona novos médicos cubanos


O prefeito de Caicó, Batata Araújo, e a secretária municipal de Saúde, Sandra Brilhante, recepcionaram nesta quinta-feira (30) os médicos cubanos Anabel Roque e Yosiel Perez. Eles integram o programa Mais Médicos e foram enviados pelo ministério da Saúde para substituir dois profissionais que fugiram para Miami (EUA).
Anabel irá atender na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Castelo Branco, enquanto Yosiel terá sua escala nos postos do Paulo VI (tarde) e João Paulo II (manhã), até que um terceiro profissional do Mais Médicos chegue para dar suporte.
“O atendimento vai iniciar na terça-feira (04), pois estamos aguardando o ministério da Saúde enviar o registro dos novos profissionais”, disse Sandra Brilhante.
Fonte: Correio do Seridó

quarta-feira, 29 de março de 2017

Juntos podemos acabar com a Tuberculose

“Todos juntos contra a tuberculose” é o slogan da campanha de 2017 do Ministério da Saúde para a redução do número de casos da doença, e conscientizar a população da importância do tratamento, e do apoio aos pacientes.
Em 2015, foram estimados 10,4 milhões de casos no mundo. Um dos fatores que podem levar ao alto índice da doença é o desconhecimento da população sobre o assunto, ou a crença de que a tuberculose ficou no passado, explica a Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), Denise Arakaki. “A tuberculose é uma doença do presente e está nos grandes centros urbanos, principalmente nas cidades e comunidades onde o crescimento foi desordenado. Ambientes aglomerados, mal ventilados, com pouca radiação solar, são bastante propícios. Isso também está associado ao baixo reconhecimento da tosse como um alerta para a doença.

Conheça alguns mitos que podem atrapalhar o aleitamento materno

Amamentar é muito mais do que nutrir uma criança. É um processo de interação profunda entre mãe e filho. A mulher que amamenta protege seu bebê contra infecções. Amamentar  contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê.
Mesmo estando provados os benefícios do leite materno e do aleitamento para mãe e bebê, existem muitos mitos que envolvem esse momento da vida e que podem ser um empecilho para que as mães amamentem. O Blog da Saúde selecionou algumas afirmações equivocadas, constantemente reproduzidas pelas pessoas, para serem esclarecidas pela Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.
Confira as respostas e ajude-nos a divulgar informações oficiais sobre amamentação para que mais e mais famílias consigam garantir a saúde de crianças e das mulheres durante o período inicial de vida do bebê.

Município de Caicó conhece novo modelo de Saúde Mental


Os representantes da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Ana Eloá Cerqueira e Franklin Horácio, visitaram a cidade de Caicó na última semana, quando confirmaram o matriciamento como novo indicador em saúde mental. Esse processo de construção compartilhada cria uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
Outra novidade é que o Seridó foi escolhido pela Saúde estadual como região modelo para organização das Redes de Atenção a Saúde (RAS), já que disponibiliza todos os serviços e equipamentos necessários para a construção da rede.
Participaram da reunião representantes do CAPS III, CAPS AD, Residência Terapêutica, Hospital Regional e Escola Multicampi (EMCM/UFRN).  Além disso, foi enfatizada a importância da intersetorialidade e da educação permanente como ferramentas importantes na assistência aos pacientes com transtorno mental, sua família e comunidade.
Fonte: http://caico.rn.gov.br

Saúde na feira acontece neste sábado (1º) em Caicó



No próximo sábado (1º), o Município de Caicó realiza a terceira edição do projeto Saúde na Feira. Uma iniciativa da secretaria municipal de Saúde, que leva a todos os participantes serviços essenciais. Com a presença do prefeito Batata Araújo, do vice-prefeito Marcos do Manhoso, vereadores e secretários, a ação será iniciada às seis horas, no estacionamento do restaurante Ponto Certo, ao lado do açougue público de Caicó.
Serão oferecidos vários atendimentos, como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, teste rápido (HIV, sífilis e hepatite), distribuição de preservativo masculino e feminino, avaliação do IMC (índice de massa corporal) e orientação nutricional, distribuição de hipoclorito, consulta médica, ações de saúde bucal e classificação sanguínea.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Giselda Trigueiro realiza atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose


A Unidade de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Hospital Giselda Trigueiro (HGT), através dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) e de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST) e do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), em parceria com o Setor de Tisiologia, realizam, dias 22 e 24, atividades educativas alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado anualmente em 24 de março.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Secretarias do meio Ambiente e Saúde participam do mutirão contra a dengue

O Município de Caicó, através das secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, participou do 9º Mutirão Caicó contra a Dengue, realizado neste domingo (19) sob a coordenação do Rotary Club Centenário e com o apoio de várias entidades.  Logo cedo, as equipes se concentraram na Casa da Amizade e saíram em arrastão pelos bairros, para realizar o trabalho em locais estratégicos e, mais uma vez, o mutirão foi marcado pelo sucesso e integração da comunidade. 
Foram retirados do relento depósitos inservíveis, garrafas plásticas, pneus e outros tipos de objetos que contribuem para armazenar água de chuva, aumentando o número de focos do Aedes Aegypti na cidade. “A avaliação é positiva, pois tiramos de circulação muitos pneus e alguns até com focos. A participação da população foi bem maior nesta edição do mutirão e agradecemos a todas as instituições que contribuíram para o êxito do evento”, disse o coordenador da ação, Edvaldo Carlos. Ele confirmou que a secretaria municipal de Saúde dará sequência ao trabalho de combate ao mosquito.
Fonte: http://caico.rn.gov.br

Tomar refrigerante faz mal à saúde

Pode ser light, diet, zero ou o que for. A bebida açucarada traz riscos à saúde e deve ser evitada pelos brasileiros para reduzir os riscos de obesidade entre outros problemas de saúde. O refrigerante, com ou sem açúcar, é um produto repleto de aditivos alimentares e ausente de vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias benéficas, que estão naturalmente presentes em alimentos in natura ou minimamente processados. Mesmo sendo sem açúcar, independentemente de suas diferentes dominações (zero, diet  e etc) é uma bebida isenta de calorias e açúcar, mas que não possui nutrientes e não agrega benefícios à saúde e, por isso, seu consumo também deve ser evitado.
Os refrigerantes sem açúcar ainda são ricos em aditivos alimentares que podem trazer danos à saúde. Quando consumidos em excesso, podem provocar contribuir para problemas de saúde como transtornos do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), neoplasias e hipersensibilidades alimentares manifestadas por urticária, dermatite atópica, púrpura, rinite, broncoespasmo, asma, cefaleia, dor abdominal, angioedema, vasculite e choque anafilático. Também vale lembrar que o refrigerante sem açúcar tem maior teor de sódio e o seu consumo pode prejudicar o controle da pressão arterial.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Fiocruz leva experiência brasileira com o Aedes aos EUA

Um encontro promovido pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) reuniu, na sede do Instituto, em Atlanta, um seleto grupo de pesquisadores e representantes do poder público e da indústria em busca de estratégias para controle do Aedes aegypti em territórios norte-americanos. Única representante brasileira na reunião, a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Valle, teve a missão de apresentar algumas das abordagens adotadas no Brasil.
O encontro, denominado Estratégias para Controle Vetorial de Aedes aegypti e as Doenças Transmitidas por ele: traçando o caminho a seguir, realizado na última semana de fevereiro, foi uma preparação do CDC para a aproximação de estações mais quentes no hemisfério norte, que favorecem a proliferação de mosquitos. Segundo dados da instituição, mais de 42 mil pessoas nos Estados Unidos e seus territórios já foram infectados pelo vírus zika, sendo que 4.6 mil gestantes tiveram confirmação laboratorial da infecção.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Centro de Valorização da Vida: Uma luz do outro lado da linha

Voluntários do CVV com o Ministro da Saúde Ricardo Barros. -
 Foto: Rodrigo Nunes/MS
Atendimentos telefônicos feitos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) passarão a ser gratuitos pelo telefone 188
Quem disca o número 141 (atual telefone da linha do Centro de Valorização da Vida) sempre encontra do outro lado da linha alguém para escutar as angústias que precisam ser superadas. Os voluntários do CVV , espalhados por todo o país,  estão à disposição sempre, não só para dar suporte nos momentos difíceis, mas também para  compartilhar alegrias. Agora, graças a um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde, as ligações para o CVV vão passar a ser gratuitas  pelo novo número, 188.   
Adriana Rizzo é uma das voluntárias que atendem a população pelo serviço telefônico, e já atua há 16 anos como voluntária. Para ela o trabalho é fundamental, pois hoje em dia muita gente só se sente segura em procurar um profissional da saúde porque teve ajuda do CVV. Além disso, ela defende que o trabalho é fundamental. “Muita gente não tem com quem conversar, e isso pode levar a pessoa a pensar em tirar a própria vida. Poder dar atenção às pessoas me estimula a continuar sendo voluntaria”.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Hospital do Seridó passa a ser definitivamente administrado pela prefeitura de Caicó

Em reunião nesta quarta-feira (08) na sede do Ministério Público de Caicó, ficou decidido que o Município passará a ter o controle absoluto pelo Hospital do Seridó. Da reunião, participaram representantes do Município, da Fundação Carlindo Dantas, de conselhos e movimentos sociais.

A própria promotora Iara Pinheiro reconheceu que o Hospital do Seridó não tem mais condições de ser administrado pela Junta Interventora, já que seu prazo de vigência foi extinto. Na reunião foi apresentada uma carta de renúncia pela Fundação Carlindo Dantas, de que não tem mais interesse em comandar o Hospital. Com o controle passando para o Município, em um prazo de até dois anos será realizado um concurso público, para preencher todo o quadro de funcionários ali existente.

Fonte: Caicó Digital/marcos Dantas | Foto: Geraldo Oliveira

sexta-feira, 3 de março de 2017

Estados recebem vacinas contra a gripe em 10 de abril

A previsão da pasta é que a Campanha Nacional de Vacinação
contra a gripe seja encerrada no dia 19 de maio
O Ministério da Saúde deve enviar as primeiras remessas de doses da vacina contra a gripe aos estados a partir do dia 10 de abril.
Segundo a pasta, o início da distribuição da vacina à população ficará a cargo de cada estado, já que cabe às secretarias estaduais e municipais de saúde definir um cronograma específico para a imunização.

Vacinados contra febre amarela podem doar sangue após quatro semanas

Novo critério também vale para transplantes. Ministério da saúde pretende evitar epidemia do vírus
A medida foi emitida considerando o
s recentes registros de casos de febre amarela silvestre em regiões do Brasil
Para evitar que o vírus da febre amarela se espalhe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde mudaram os critérios clínicos de triagem de candidatos à doação de sangue e órgãos.
A recomendação do Ministério da Saúde é que os candidatos à doação de sangue que já tiverem sido vacinados deverão aguardar quatro semanas para doar sangue, a partir da data da vacinação.
As novas regras foram divulgadas nesta quinta-feira (2). As notas foram emitidas considerando os recentes registros de casos de febre amarela silvestre em regiões do Brasil.
Ministério da Saúde atua para qualificar e ampliar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às ações e serviços de saúde
Por todo o mundo, mais de 278 milhões de pessoas têm perdas auditivas de grau moderado a profundo. Desse número, pelo menos 80% dessa população são de países em desenvolvimento como o Brasil. Esses são dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e apontam para uma medida que pode reduzir pela metade os casos de deficiência auditiva e minimizaria seus efeitos: a detecção precoce.
Atualmente, o Ministério da Saúde atua de maneira mais ostensiva para qualificar e ampliar o acesso de pessoas com deficiência às ações e serviços de saúde. De acordo com Diogo Aguiar, técnico da Coordenação-Geral da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, o órgão “vem adotando medidas como o investimento na qualificação de profissionais por todo o país e a estruturação de unidades de saúde”.

Centro de Referência de Doenças Raras da Fiocruz é habilitado

Fevereiro é tradicionalmente marcado por diversas atividades de conscientização a respeito das doenças raras. Comemorado no último dia do mês (28/2), o Dia Mundial das Doenças Raras, em 2017, será pautado por um avanço importante nas políticas públicas voltadas para esta população. Após intenso debate entre o Ministério da Saúde e suas secretarias, especialistas e a sociedade civil, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) recebeu oficialmente a habilitação do seu Centro de Referência para Doenças Raras, o único no estado do Rio de Janeiro.

Fibromialgia: os desafios de uma doença invisível

O servidor público Hélvio Sodré (à direita)
 recebe um certificado no muay thay
Apesar de não ser identificada em exames laboratoriais, a forte dor pode prejudicar muito a rotina das pessoas. Principal tratamento é com a prática de exercícios físicos regulares
Sentir dores intensas por todo o corpo e ainda lidar com a desconfiança de quem não entende os sintomas. O duplo desafio é constantemente narrado entre pessoas diagnosticadas com fibromialgia, uma dor crônica caracterizada por se disseminar por várias partes do corpo e provocar fadiga, distúrbios de sono e episódios depressivos.
“No começo é bem difícil de você mesmo aceitar a doença, e também é ruim porque as pessoas acham que você está fazendo corpo mole”, descreve o servidor público e músico Hélvio Sodré, de 33 anos, 10 deles debaixo do diagnóstico da fibromialgia.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Como ter acesso ao diagnóstico e tratamento para Hepatite C no SUS

A atriz Cristiana Oliveira divulgou nas redes sociais um vídeo onde conta o drama da irmã que perdeu a vida  por causa da hepatite C. No vídeo, Cristiana faz um alerta sobre a importância de fazer o exame para descobrir a doença e, assim, poder começar o tratamento rapidamente.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas tem  Hepatite C,  doença silenciosa  que pode causar cirrose, insuficiência hepática e câncer, além de ser responsável por cerca de 50% dos transplantes de fígados em adultos.