sexta-feira, 3 de março de 2017

Vacinados contra febre amarela podem doar sangue após quatro semanas

Novo critério também vale para transplantes. Ministério da saúde pretende evitar epidemia do vírus
A medida foi emitida considerando o
s recentes registros de casos de febre amarela silvestre em regiões do Brasil
Para evitar que o vírus da febre amarela se espalhe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde mudaram os critérios clínicos de triagem de candidatos à doação de sangue e órgãos.
A recomendação do Ministério da Saúde é que os candidatos à doação de sangue que já tiverem sido vacinados deverão aguardar quatro semanas para doar sangue, a partir da data da vacinação.
As novas regras foram divulgadas nesta quinta-feira (2). As notas foram emitidas considerando os recentes registros de casos de febre amarela silvestre em regiões do Brasil.

O alerta ocorre para a necessidade de se considerar o risco de transmissão da doença por meio de transfusão sanguínea ou transplante. Isso porque há relatos de transmissão do vírus da febre amarela por transfusão, após a vacinação de doadores de sangue.
A medida indica ainda que os critérios referentes ao período de inaptidão clínica poderão ser mais restritivos, caso estes serviços avaliem ser mais apropriado para a realidade epidemiológica local.
 Fonte: Portal Brasil, com informações da Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário