sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Próteses são criadas em laboratório no hospital universitário da Ufes

Impressora 3D produzirá próteses de mão e braço gratuitamente


Vitória (ES) - Em projeto pioneiro, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai produzir próteses de mão e braço por meio de uma impressora em três dimensões instalada no Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde do Hucam. O foco, no início, será produzir próteses e órteses para mão e braço, além de réplicas de mama para mulheres que passaram por cirurgia de retirada do seio.
O uso de impressoras 3D é amplo. Por exemplo, uma mulher que passou por cirurgia de retirada de seio, pode ter uma réplica em medidas idênticas a de seu seio original. O material plástico usado ainda não permite realizar implantes, mas pode ser adaptado ao sutiã para compensar esteticamente a mastectomia. A mesma máquina é capaz de fazer, com precisão e sob medida, peças com poder de devolver movimentos a quem precisa de próteses de mão e braço.
O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do hospital, Guilherme Crespo, montou a impressora 3D por meio de informações colhidas em domínio público na internet e já consegue imprimir as primeiras peças. A intenção não é criar patentes ou comercializar produtos, mas disseminar conhecimento. Toda a tecnologia desenvolvida neste projeto do laboratório será livremente distribuída. "Todo o trabalho é voluntário. A proposta é reunir pessoas interessadas na tecnologia para que aprendam com o laboratório como fazer a sua própria impressora 3D. A única contrapartida será a de contribuir com o seu equipamento para fazer novas próteses", explica Crespo.
Neste momento, além de parcerias financeiras, o projeto reúne voluntários que apresentem necessidades em próteses e órteses para iniciar uma produção experimental e aperfeiçoar o uso de materiais plásticos. O médico estima que um interessado consiga montar sua própria máquina gastando cerca de R$ 1.5 mil em peças. Em um de seus primeiros experimentos, Crespo criou, por meio de uma imagem extraída de uma tomografia, uma réplica em plástico de um rim. "Na prática, pode-se fazer a cópia perfeita de um órgão com tumor, por exemplo, para traçar a melhor técnica operatória"
O objetivo principal do projeto será alcançado, explica Crespo, quando for capaz de agrupar uma comunidade de voluntários a ponto de produzir prótese gratuitamente, em boa escala e de maneira colaborativa.

Fonte: EBSERH Com informações do Hucam

Nenhum comentário:

Postar um comentário