sábado, 21 de outubro de 2017

Palestra destaca importância da prevenção do câncer de mama

Em meio às atividades do Outubro Rosa, o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) reuniu mais de 80 pessoas, entre funcionários, colaboradores do Núcleo e convidados, em palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Intermediado por Lindamar de Queiroz Tôrres, voluntária da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, o evento ocorreu na quarta-feira (18), no auditório do NEMS/RN.

Na abertura do evento, o chefe substituto da Divisão de Gestão do NEMS/RN, Fernando Amaral, destacou a estratégia de direcionamento do Ministério. “Estamos promovendo essas ações com o direcionamento que o Ministério da Saúde tem em relação ao apoio institucional de articulação federativa para que os Núcleos estejam integrados aos parceiros nos estados e municípios, que é uma novidade da atual gestão que se preconizou para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, frisou.

MS e INCA tiram dúvidas de internautas sobre câncer de mama

Você tem dúvidas sobre câncer de mama? Então, acompanhe nesta quarta-feira (18), às 15h, na página do Ministério da Saúde no Facebook, um bate-papo com especialistas sobre esclarecer prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Os internautas poderão enviar suas perguntas, que serão respondidas ao vivo. O Facebook Live é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional da Câncer (Inca) para o Outubro Rosa.
Os especialistas em câncer de mama vão falar sobre prevenção, sinais de alerta, fatores de risco, as diretrizes para a detecção precoce, acesso ao tratamento e a importância de as mulheres reconhecerem os sinais e sintomas do câncer de mama. Confira os participantes do Facebook Live:

Rodrigo Motta - Médico mastologista
Maria do Espírito Santo Tavares - Médica da Coordenação e Prevenção de Vigilância do INCA
Liz Almeida - Epidemiologista do INCA.

A mulher e o Câncer de Mama: Da prevenção ao Tratamento

Data: 18 de outubro (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Facebook do Ministério da Saúde – www.facebook.com/minsaude 
Fonte: Blog da Saúde

domingo, 10 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO, VALORIZE A VIDA

SETEMBRO AMARELO, Campanha Nacional de Prevenção aoSuicídio: criado para mostrar a REALIDADE SOBRE O SUICÍDIO- para mais de 90% dos casos existe prevenção!

O SUICÍDIO É CONSIDERADO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, E UM BRASILEIRO MORREM DESTE MAL A CADA 45 MINUTOS, no mundo a cada 40 segundos uma pessoa morre vitima de suicídio.

Só quem conhece a dor de perder alguém desta forma entende a importância desta campanha! A reflexão, o diálogo e a informação sobre o assunto tornam-se imprescindíveis, em vista do grande número de mortes em todo o mundo.

Lutar contra esse tabu salvará muitas vidas - Pela valorização da vida, VAMOS TODOS "ABRAÇAR" ESTA CAMPANHA!


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Lésbicas reivindicam atendimento humanizado e livre de discriminação

Na hora de ser acolhida para consultas ou exames, a orientação sexual não pode comprometer o atendimento humanizado, qualificado e integral preconizado pelo SUS. As mulheres, sejam hétero, homossexual ou bissexual, precisam e devem ser bem acolhidas pelos serviços de saúde. Independentemente de ter relações sexuais com homens, com pessoas do mesmo sexo ou com ambos, toda mulher deve ser atendida em suas necessidades, livre de preconceito e discriminação.
 O atendimento humanizado, que leve em consideração esta especificidade, sem manifestações de lesbofobia e biofobia, é o cenário ideal para estas mulheres. E esse é o esforço da professora Andrea Rufino. Ginecologista, psicoterapeuta e professora da Universidade Estadual do Piauí, ela pesquisa o atendimento às mulheres lésbicas e bissexuais e já ouviu experiências de todos os cantos do país.
Em entrevista ao Blog da Saúde, a ginecologista explica o quanto é importante os profissionais, tanto do SUS quanto da rede privada, considerarem que as mulheres não necessariamente fazem sexo apenas com homens.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SGEP lança vídeo para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

O Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS) lança o vídeo de mobilização para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres e para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. As duas conferências foram deliberadas em 2016 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para realização nesse segundo semestre de 2017.
A primeira é a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu), com o tema Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade que acontecerá entre os dias 17 a 20 de agosto. Seguida da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (1ª CNVS) que será realizada entre os dias 21 a 24 de novembro. Brasília/DF vai sediar os dois eventos.


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Conselho Municipal de Caicó tem Nova Diretoria

Reunidos neste dia , 10 de agosto de 2017, o Conselho Municipal de Saúde da cidade Caicó, realizou eleições de sua Diretoria para biênio 2017/2019. A eleição aconteceu das 8:00h às 11:00, no Auditório da Casa da Cidadania, situada na rua Felipe Guerra, 379 - Centro, Caicó - RN. A reunião foi presidida pela Comissão Eleitoral, tendo como seu presidente, o Conselheiro Divino Félix, que também é o Atual Presidente do Conselho.
Para eleição foi registrada apenas uma chapa, sendo assim chapa única, composta dos seguintes nomes:
  •   Presidente –  Júlio César Souza do Amaral
  •  Vice-Presidente –  Raquel Valentim da Silva
  • 1º Secretário – Aguislene Bezerra de Medeiros Dantas
  •  2º Secretário –  Jailma Oliveira da Nóbrega
  •  Tesoureiro – Alysson Emerson Fernandes
Dos 16 (dezesseis) conselheiros aptos a votar, compareceram e votaram 16 (dezesseis), sendo 15 votos a favor da chapa única e 01 em voto em branco. A posse da nova diretoria ficou marcada pela comissão Eleitoral para o dia 16 de agosto de 2016, em solenidade que irá acontecer no Auditório da Casa da Cidadania, no mesmo lugar onde ocorreu a eleição, às 19:00h. 


Posse da Nova Diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Caicó

Em solenidade realizada no dia 16 de agosto de 2017, no Auditório da Casa da Cidadania, às 19:00, tomou posse a nova diretoria do CMS de caicó para o biênio 2017/2019. A solenidade foi presidida pelo presidente da Comissão Eleitoral, o Pr. Divino Félix. Estiveram presentes quase todos os conselheiros e algumas entidades convidadas. Nas falas o presidente que estava deixando o cargo , agradeceu o apoio recebido e fez um balanço de sua gestão a frente do Conselho, destacando o esforço que foi feito para manter os conselheiros articulados. Falou dos desafios encontrados e desejou boa sorte para o novo presidente, o Senhor Júlio César Souza do Amaral, comprometendo-se a ajudá-lo diante das dificuldades vivida pela Saúde da cidade.
O Novo Presidente fez um relato do contexto Nacional, estadual e municipal enfrentado pela Saúde e convocou todos a estarem alertas às mudanças que sinalizam acontecer. A gradeceu a confiança recebida pelo pleno do Conselho por tê-lo escolhido para a presidência e  convidou todos a se empenhar nessa luta.
Falou ainda o Companheiro José Procópio, ex-conselheiro e ex-presidente do conselho, a companheira Lucia de Fátima, representante do Conselho da Mulher e o Pr. Anderson representante das Igrejas Evangélicas e outros companheiros conselheiros.
Por fim, o Presidente da Comissão eleitoral empossou a nova Diretoria, assim formada:
  • Presidente –  Júlio César Souza do Amaral
  •  Vice-Presidente –  Raquel Valentim da Silva
  • 1º Secretário – Aguislene Bezerra de Medeiros Dantas
  •  2º Secretário –  Jailma Oliveira da Nóbrega
  •  Tesoureiro – Alysson Emerson Fernandes

       No final, foi oferecido a todos os presentes um coffee break.







quinta-feira, 20 de julho de 2017

CNS LANÇARÁ ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DO SUS

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, anunciou um abaixo-assinado contra os retrocessos na área da Saúde por conta da Emenda Constitucional 95. O documento deve ser enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 2018. A convocatória para a coleta de assinaturas foi feita durante o 28º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece até amanhã (15/07), em Brasília.
O congresso de secretarias reúne gestores de saúde municipais e estaduais de todo o país, em Brasília, para discutir os rumos da Saúde no Brasil pelos próximos quatro anos. Por esse motivo, Ronald anunciou o abaixo-assinado contra a inconstitucionalidade da EC 95, no que tange ao congelamento de investimentos para a Saúde e para a Educação por 20 anos. “Precisamos que o SUS não pereça, não definhe, porque estamos vivendo uma brutal ameaça”, disse o presidente do CNS.
Desde a aprovação da Emenda Constitucional 95, proposta pelo atual governo, o CNS tem se mobilizado contra os retrocessos que ferem a Constituição Federal de 1988. Estima-se que, com o congelamento de investimentos proposto pelo governo, haverá uma redução de 400 bilhões no orçamento.
As medidas prejudicam a política pública mais importante conquistada pelos brasileiros: o Sistema Único de Saúde (SUS). “Vivemos uma das mais severas crises, política e econômica, que exige unidade do povo brasileiro. Não é compatível com o SUS o processo de diminuição gradual que está implícito na Emenda Constitucional 95”, criticou.
Nos próximos dias, o CNS divulgará o abaixo-assinado em defesa da principal política pública desenvolvida no país, considerada referência em política de saúde no mundo. O documento, que estima colher cerca de 3 milhões de assinaturas, será encaminhado ao STF, em abril de 2018. “Nosso SUS é referência para o mundo. Por ele vale a pena lutar e nos mobilizar”, finalizou.
Danilo Castro
Ascom – CNS
Fonte: #suscoecta

Carta Aberta do Ministro da Saúde aos Profissionais de Saúde e à População

Em carta aberta aos profissionais de saúde e à população, ministro da Saúde aponta que consultas na Atenção Básica estão abaixo do esperado, 43,8% do que deveria ser feito
O SUS se faz com o trabalho de todos e é por essa razão que venho aqui propor um diálogo franco com os profissionais de saúde e a população. 
Na semana passada, ao anunciar mais R$ 1,7 bilhão para ampliar o atendimento nos postos de saúde de todo o país, na presença de mais de 300 secretários de saúde, propus pagar melhor os médicos e exigir o cumprimento do horário de trabalho contratado.

A expressão que utilizei, “vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico fingir que trabalha”, foi retirada do seu contexto. Na sequência, reforcei com outras palavras: “nós vamos pagar um salário justo para o médico e exigir que eles estejam à disposição da população”. Também valorizei o trabalho dos profissionais dedicados, aqueles que “carregam o piano”, com vocação para o serviço público.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Eleições do Conselho Municipal de Saúde de Caicó para o biênio 2017/2019


SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
Comissão Eleitoral Biênio 2017/2019
CAICÓ/RN

                                              EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Pelo presente Edital de Convocação fazemos saber que no dia 10 de agosto de 2017, no período das 8:00h:  às 11:00h, no auditório do Conselho Municipal de Saúde, sito a Rua Felipe Guerra, 379, Centro, Caicó/RN, no prédio da antiga prefeitura, será realizada a eleição para composição da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Caicó para o Biênio 2017/2019.
As inscrições das chapas ou pessoas interessadas em participar do processo eleitoral deverão ser registradas no período de 31 de julho a 04 de agosto de 2017, no horário das 08h às 11h30minutos, na sede do Conselho Municipal de Saúde. A solicitação de registro de inscrição deve ser feita através de requerimento à Comissão Eleitoral indicando nome e cargo a que pretende concorrer. Poderão se candidatar apenas os membros titulares de conformidade com o Regimento interno.
No dia da eleição poderão votar os titulares do conselho ou na sua ausência os suplentes.
Após o encerramento da votação e homologado o resultado final será divulgado na imprensa local e fixado na sede do Conselho, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde a relação dos membros eleitos.



                   Caicó, 17 de Julho de 2017.



Divino Félix 

Radilma Alves de Morais  

Sebastião Paulino de Souza 

José Alves Filho 

Lucineide de Araújo da Silva




domingo, 9 de julho de 2017

CNS REPROVA O RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO 2016 DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Pela primeira vez na história, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) reprovou o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2016 do Ministério da Saúde (MS). A decisão foi tomada durante a 295ª Reunião Ordinária do Colegiado, na tarde desta quinta-feira (06), e seguiu o parecer a Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS. Foram 29 votos contrários e oito favoráveis.
De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, o colegiado exerceu o seu papel constitucional, que também está amparado nas leis 8.142/1990 e a Lei Complementar 141/2012. Esses dispositivos legais definem, entre outras questões,  a competência do CNS em analisar e emitir parecer conclusivo das contas e os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.
“Recebemos o RAG 2016 no início deste ano e desde então tivemos vários debates na Cofin e no Pleno que subsidiaram a decisão que os conselheiros tomaram hoje. O processo que o CNS vem acumulando nas discussões sobre o RAG 2016 expressa a autoridade dada ao controle social descrita na Carta Magna. O Pleno tem a responsabilidade de se posicionar para que se cumpra a Lei e a Constituição Federal”, afirmou.
O parecer técnico da Cofin recomendou a não aprovação do RAG 2016 porque o Ministério da Saúde não cumpriu a aplicação mínima constitucional de 15% das receitas correntes líquidas em ações e serviços públicos da saúde; não compensou integralmente, por meio de aplicações adicionais, os restos a pagar cancelados em 2015; e foi reincidente nos baixos níveis de execução orçamentária e financeira em 19 itens de despesas.

Por Mariana Moura

Assessoria CNS

Fonte: #susconecta

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Conselho de Saúde de Caicó Faz Recomposição dos seus Conselheiros

Em Reunião Extraordinária  realizada no dia 27 de junho de 2017, o Conselho Municipal de Saúde de Caicó-RN, depois de convocação às instituições previstas pela legislação que rege a Composição dos Conselhos de Saúde, aconteceu a recomposição dos Conselheiros titulares e suplentes  para o Biênio 2017/2019. Atendendo à convocação, as instituições compareçam através dos seus representantes indicados e foi formado a nova composição do Conselho Municipal de Saúde de Caicó. Abaixo está os nomes dos novos Componentes:

RELAÇÃO DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE CAICÓ RN.

REPRESENTANTES DO GOVERNO

SECRETARIA DE SAÚDE
TITULAR: Sandra Núbia Pereira Brilhante
SUPLENTE: Radilma Alves de Morais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, E ESPORTE. E SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO,HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL.
TITULAR: Lucineide de Araújo Silva
SUPLENTE: Jarine Cristina Ferreira de Oliveira

REPRESENTANTES DOS USUÁRIOS


ADEFIC
TITULAR: Antonio de Souza Filho
SUPLENTE: Nereu Ferreira da Mota

APAE
TITULAR: Maria da Conceição Alves Batista de Souza
SUPLENTE: Luana Araújo da Costa Silva

IGREJA CATÓLICA - DIOCESE DE CAICÓ
TITULAR; Jailma Oliveira da Nóbrega
SUPLENTE; José Carlos Martins da Silva

ASSOCIAÇÃO DE MINISTROS EVANGÉLICOS DO SERIDÓ – AMES
TITULAR: Divino Felix
SUPLENTE; Andreson Braz de Oliveira

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA E CULTURAL DOS HOMENS PRETOS DE CAICÓ-RN/
TITULAR: Pedro Pereira Cavalcante
SUPLENTE: Aline Cristina Silva

SINTE/RN – SINDICATOS DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO RN
TITULAR: Elinete Medeiros Costa
SUPLENTE: Inalvete Medeiros Lucena

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE CAICÓ – STTR
TITULAR: Cristino Jerônimo da Silva
SUPLENTE; Jucelino José de Araújo

CMDS; CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO
TITULAR: Aguislene Bezerra de Medeiros Dantas
SUPLENTE: Maria Edna Meneses dos Santos

REPRESENTANTE DOS TRABALHADORES DE SAÚDE

SINDSAÚDE
TITULAR: Raquel Valentim da Silva
SUPLENTE: Erivanaldo de Souza

COREN
TITULAR: Julio Cesar Souza do Amaral
SUPLENTE: Fabiana Mércia da Silva                                                                                   

CRO
TITULAR: Suzanne Delfino Freire
SUPLENTE: Rafael Bezerra Ribeiro

SINDICATO DO SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS
TITULAR: José Alves Filho
SUPLENTE: Maria do Socorro Pereira


REPRESENTANTES DOS PRESTADORES DE SERVIÇO DE SAÚDE

HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ
TITULAR: Ivaldo Dias de Medeiros
SUPLENTE: Maria José de Araújo Silva

LIGA NORTE RIOGRANDENSE CONTRA O CÃNCER, CAICÓ-RN/HEMOCENTRO
TITULAR:    Alysson Emerson Fernandes
SUPLENTE: Sebastião Paulino de Souza

Portaria de Nomeação dos Novos Conselheiros de Saúde (PORTARIA N° 553 / 2017)

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Redução da transmissão materno-infantil de HIV e sífilis desacelera, alerta OPAS

Um novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostra que os progressos na eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis na América Latina e no Caribe diminuíram. De acordo com dados do relatório Elimination of Mother-to-Child Transmission of HIV and Syphilis in the Americas: Update 2016 (disponível em inglês), um total de 2,1 mil crianças adquiriram HIV em 2015, a maioria pela transmissão materno-infantil, 55% menos que em 2010.
No entanto, o ritmo de redução desacelerou nos últimos anos. Entre 2010 e 2011, novos casos caíram em 800 crianças; entre 2014 e 2015, a queda foi de apenas 100.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Relação entre Zika vírus e Guillain-Barré insere HUOL em pesquisa global

Dr. Mário Emílio Dourado foi primeiro especialista a alertar relação entre as duas doenças.
Relação entre Zika Vírus e Guillain -Barré
insere HUOL em pesquisa Global

Nos próximos quatro anos, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vai integrar um estudo mundial de resultados da síndrome de Guillain-Barré, com foco na relação da doença com o Zika vírus. O neurologista Mário Emílio Dourado será uma das referências no pool de pesquisadores coordenados pelo Centro Médico Universitário Erasmus, da cidade de Roterdã, na Holanda.
A instituição é uma das maiores da Europa e a segunda maior de seu país. Na última quinta-feira, 4, o complexo holandês envoiu a pesquisadora Sonja Leonhard, para alinhar as ações do projeto no Brasil. Na ocasião, a estudiosa de doenças neuro-infecciosas apresentou detalhes do estudo ao serviço de neurologia do HUOL.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Saúde com qualidade: brasileiros relatam melhorias no SUS

A sala de espera para os serviços de oncologia do Hospital das Obras da Irmã Dulce, em Salvador, é quase sempre cheia. Apesar disso não se ouvem reclamações. Os pacientes e os acompanhantes têm hora marcada para serem atendidos e, lá dentro, no ambulatório e nas salas de quimio e radioterapia, tudo funciona bem, com equipamentos novos e equipes motivadas. A dona Clarice Conceição, por exemplo, está tratando uma compressão da medula. Ela está otimista com o tratamento.  “Eu já estou sentindo uma melhora. Eu estava com as pernas muito presas e tô sentindo bem agora”. O depoimento dela foi dado pouco depois de uma sessão de radioterapia, etapa importantíssima contra o câncer, e que, há pouco mais de um ano, não era feita naquele hospital.

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó desconhece qualquer situação que envolva munícipe ou qualquer paciente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que vive em situação de cárcere privado, conforme foi noticiado nos meios de comunicação na data do dia 22 de maio de 2017.
As equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ligadas à Secretaria de Saúde, são responsáveis por identificar estas demandas e encaminhá-las ao serviço responsável ou realizar a intervenção necessária.
Solicitamos por oportuno que, caso qualquer cidadão tenha conhecimento de situações de vulnerabilidade ou violência, que denuncie aos órgãos responsáveis como os serviços de saúde, assistência social, polícia e até mesmo o ministério público.
Contatos:
CAPS III
Rua Marinheiro Manoel Inácio, s/n, Centro
Fone: 84 3421 3013
CAPS ad
Rua José Paulo Filgueira, 30A, Centro
Fone: 84 3421 3835
Secretária Municipal de Saúde
Fone: 84 3417 3630
Stephane Aparecida Fernandes
Coordenadora das Ações Integradas em Saúde
Fonte: caico.rn.gov.br

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Produção em hortas domésticas é alternativa contra a má alimentação

O Ministério da Saúde alerta que os brasileiros têm sofrido com doenças crônicas – que são aquelas adquiridas muitas vezes por maus hábitos. Muitas dessas complicações, como hipertensão, doenças do coração e alguns tipos de câncer são decorrentes dá má alimentação. Essas patologias, que antes eram mais comuns em pessoas idosas, agora acometem também os jovens e até as crianças. O Brasil está obeso - 23% da população - porque os brasileiros têm trocado a alimentação com base em alimentos in natura por comida processada, industrial. A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, mostra que esse hábito tem começado cedo. Ao todo, 60,8% das crianças menores de dois anos comem bolachas recheadas com frequência. No Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, a população encontra  diretrizes e orientações sobre a importância da nutrição: como e o que devemos consumir.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Combate ao Aedes pode ser mais eficiente durante o frio

O fato de o mosquito Aedes aegypti se proliferar com mais intensidade durante as estações mais quentes do ano faz com que boa parte das pessoas só se lembre de eliminar os criadouros nesses períodos. Entretanto, de acordo com o pesquisador da Fiocruz Minas Fabiano Duarte Carvalho, é quando caem as temperaturas que as medidas de controle podem ser mais eficazes, já que o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais lento e, dessa forma, as ações voltadas para o combate terão um impacto maior.
 “Sabemos que há casos de dengue e outras arboviroses o ano inteiro, o que significa que o mosquito está presente em todos os meses. Entretanto, este é um período em que há menos mosquitos em circulação e, com isso, é muito mais fácil combater os focos neste momento. É preciso aproveitar a fase em que o Aedes está mais fraco”, afirma o pesquisador.

Secretaria de Saúde e Residência Multiprofissional fortalecem parceria

Acontece nos dias 12, 19 e 25 de maio um ciclo de implementação da educação permanente em saúde no município de Caicó. Este projeto está sendo organizado pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto vai proporcionar às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que foram convidadas através de grupamentos por região, a troca de experiências com a educação em saúde das Estratégias da Saúde da Família (ESF), convidados e residentes, com a ideia de multiplicar as ações existentes em outras localidades da cidade, como A Hora da Prosa, Calçada Amiga, Saúde do Trabalhador, Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, entre outras ações.
De acordo com o cronograma do projeto, as primeiras Unidades Básicas de Saúde atendidas foram: UBS Vila do Príncipe, Recreio, Alto da Boa Vista, Samanaú, Nova Caicó e NASF.
Na sexta-feira (12), o evento aconteceu no salão nobre da antiga prefeitura, iniciado às 07h30 da manhã com apresentação da equipe e da proposta de educação permanente, seguida das apresentações das ações da residência e discussão em grupo. Finalizando as atividades no primeiro encontro, o grupo apresentou a segunda etapa da educação permanente e houve o debate de problemáticas das Unidades de Saúde.
Seguindo com o projeto, dia 19 de maio, as Unidades Básicas que terão a oportunidade de participar deste encontro serão: João Paulo II, Paulo VI, Barra Nova e Walfredo Gurgel e no dia 25, o projeto contempla o Centro Clínico, Itans, Nova Descoberta, Soledade e Centro.
Fonte: caico.rn.gov.br

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Gestante: proteja-se contra a influenza (gripe)

Durante a gestação, algumas alterações naturais no organismo podem favorecer a queda da imunidade da gestante. Com o corpo mais sensível, o cenário se torna favorável para a ocorrência de infecções é nesse momento, que o vírus da influenza pode achar lugar e as consequências podem ser graves, infelizmente. “ Há maior risco de evolução desfavorável, no caso da influenza  e com frequência,  a doença pode se apresentar na forma de insuficiência respiratória grave”, explica o presidente da Comissão Nacional de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e médico,   Julio César Teixeira.  

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Pediatra da criança que morreu no Hospital do Seridó desabafa no Facebook

A médica pediatra, Dra. Jane Cristina, fez o seguinte desabafo em seu facebook:
Eu era a médica do bebê de 6 anos que morreu hoje. Nem sei se a mãe dele irá ver isso. Não tive coragem de ir ao velório. Nem gostaria de vê-la nesse momento porque não iria conseguir. Mas gostaria de pedir desculpas. Por não ter sido capaz de curar seu filho. Por não conseguir uma vaga pra ele em uma UTI pediátrica quando ele precisou.
Por ser somente uma pediatra do interior e não uma super-heroína como vemos na TV, onde o médico sabe fazer absolutamente tudo. Desculpa mesmo. Sei que isso não é suficiente e não consegui dizer isso pessoalmente a você porque eu iria chorar. E detesto chorar na frente das pessoas porque minhas lágrimas são só minhas. E ninguém tem nada a ver com isso.
E sei que o face não é lugar pra isso, mas não tenho com quem falar e gostaria de expressar em palavras o meu pesar. Sei que meu pesar jamais se comparará ao seu. Mas gostaria de expressá-lo para que talvez eu consiga me perdoar de não ter conseguido. E prosseguir tentando confiar que nada acontece nessa terra sem o conhecimento de Deus.
Só não queria ter sido o instrumento para acompanhar a realização da Sua vontade. Que o Senhor e nossos irmãos desencarnados deem forças a essa mãe e esse pai. Acho que não consigo mais lidar com crianças com doenças graves. Não tenho mais estrutura.
Fonte: Blog da Gláucia Lima

Criança de 6 anos morre no Hospital do Seridó por não conseguir vaga em UTI

Acaba de ir à óbito no Hospital do Seridó em Caicó um menino de 6 anos. Ele era portador da Síndrome de Down e deu entrada com o quadro de infecção respiratória há oito dias.
O quadro agravou, foi tentada uma transferência, mas não surgiu nenhuma vaga. Enquanto isso, os pais recorreram à Defensoria Pública para que o Estado viabilizasse o tratamento em um hospital particular, o que também não aconteceu.
Nesta manhã de quarta-feira, Rian Túlio de Medeiros, não resistiu e morreu.

Fonte: Blog da Gláucia Lima
   

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Método Canguru contribui para desenvolvimento de bebês prematuros


Buscar qualidade na atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e à família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele entre a mãe/pai e o bebê é o objetivo do Método Canguru.  É usado, especialmente, quando o bebê prematuro e/ou de baixo peso necessita ser internado após o nascimento. Essa separação dos pais, necessária, não deve, entretanto, impedir proximidade e continuidade dos cuidados familiares.
O Método Canguru é uma tecnologia que promove a qualificação do cuidado do recém-nascido internado em Unidade Neonatal no Sistema Único de Saúde (SUS). O toque da família acolhe o bebê em meio a procedimentos na rotina, muitas vezes, intensa e delicada, de uma Unidade Neonatal e é fundamental, ao lado do suporte clínico, para sua sobrevivência. Traz um toque de amor e humanidade em um projeto de cuidado singular envolvendo pais, irmãos, avós e redes de apoio familiar e social.

Musicoterapia usa ritmo e melodia como alternativa para tratar doenças

Com a musicoterapia é possível melhorar a autoestima, coordenação motora, deficiências e também tratar doenças

Ajuda na interação com o mundo, pode ser para relaxar, aguçar os sentidos, movimentar o corpo, melhorar a coordenação motora e até mesmo para  ajudar na cura de doenças. Essas e outras possibilidades são trabalhadas na musicoterapia.  

O objetivo é utilizar a música – som, ritmo, melodia e harmonia – para auxiliar na comunicação, na aprendizagem, na expressão e atender necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo. “A música é muito provocativa, muito convidativa para entrar no mundo da comunicação. Serve para o indivíduo começar a se expressar, sendo capaz de auxiliar na cura ou melhora de uma doença”, explica Clarisse Prestes,  musicoterapeuta e professora de musicalização da Universidade de Brasília-UNB.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

CERES Caicó promove mesa-redonda sobre depressão


O Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove nesta quinta-feira, (27), uma mesa-redonda para debater sobre depressão. Aberto à comunidade em geral, o evento acontece a partir das 17h, no auditório do campus de Caicó.
Participarão como palestrantes os professores Tiago Rocha Pinto e Lizie Emanuelle E. Brasileiro, da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN, além do professor Dulcian Medeiros de Azevedo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Fonte: Blog Sidney Silva

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a gripe em Caicó


A secretaria municipal de Saúde participa desde a segunda-feira (17) da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A imunização vai até 26 de maio, sendo o dia de mobilização nacional em 13 de maio.
Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.
O público alvo da campanha consta de crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Idosos (a partir de 60 anos); Profissionais da saúde; Povos indígenas; Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade; Professores de escolas públicas ou privadas.
A vacina disponível na SMS Caicó protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.
Fonte:http://www.caico.rn.gov.br

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Pesquisa da UFRN comprova incidência de câncer pela ingestão de água em município potiguar

pesquisadora Viviane Amaral alerta para a incidência de câncer em Lajes Pintada/RN
De acordo com a pesquisadora Viviane Amaral, do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudos realizados nos principais reservatórios da região semiárida do Rio Grande do Norte revelaram sérios problemas de qualidade de água, incluindo a contaminação por metais.

A pesquisa foi direcionada para o município Lajes Pintadas/RN por ser o município com maior incidência de casos de câncer por ingestão inadequada de água, segundo a OMS.

Hepatite C é tema de palestra em Congresso


A atualização do PCDT para hepatite C e coinfecções proporciona maior acesso ao tratamento e inclui novas opções terapêuticas. O vídeo-documentário apresenta relatos de pacientes curados da hepatite C a partir do uso dos novos medicamentos.
A hepatite C foi tema de palestra da Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) no Congresso de HIV e Hepatites nas Américas, no início desse mês. O encontro reuniu médicos, pesquisadores e especialistas de vários países do continente americano. Adele Benzaken, apresentou o panorama da hepatite C no Brasil, com destaque para a ampliação do acesso ao tratamento, as prioridades das políticas públicas de saúde e a superação de barreiras para o controle desse agravo. Salientou que o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções foi avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) .

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Mais de onze milhões de brasileiros têm depressão

A doença representa quase um quarto dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares em saúde mental no SUS.
Uma tristeza profunda que faz o corpo doer com os efeitos de uma doença que é invisível e dificulta ações cotidianas simples como levantar da cama, comer, trabalhar ou estudar. Essa é a depressão, que já é conhecida como o mal do século por ter estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que até 2020 será a doença mais incapacitante do mundo.
Por isso, a depressão foi o tema eleito pela OMS para o Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 07 de abril. A proposta é chamar atenção para a doença e incitar os debates a esse respeito.

terça-feira, 11 de abril de 2017

CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO SERIDÓ PARTICIPARAM DA 8ª PLENÁRIA REGIONAL DE SAÚDE NESTA SEXTA-FEIRA (07) EM CAICÓ.

Foi realizado nesta sexta-feira (07/04), no auditório da IV URSAP a 8ª Plenária Regional de Conselhos municipais de Saúde da 4ª Região de Saúde na Cidade de Caicó/RN, no intuito de oportunizar um momento coletivo das situações, funcionamento e organização dos conselhos municipais da região do Seridó, também foi trabalhado a mobilização e as questões referentes as Conferencias de Saúde da mulher e da vigilância em saúde e ao final foi feita a eleição da coordenação regional de plenária da região do seridó.

Participaram da 8ª Plenária Regional (14) municípios da região do seridó que foram: Acari, Bobo, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Cora, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Parelhas, São Fernando, São Vicente e Timbaúba dos Batistas,
onde vários municípios mostraram algumas dificuldades que os conselhos estão vivendo.

O coordenador estadual de plenária de conselhos de saúde Francisco Canindé dos Santos, fez uma grande explanação sobre os conselhos municipais, vocês conselheiros tem que estarem sempre cobrando dos seus gestores municipais secretários de saúde e prefeitos o plano municipal de saúde entre outras atribuições que são de responsabilidades dos conselhos deliberarem, como os relatórios de gestão, o conselho municipal de saúde tem um papel muito importante na gestão da saúde, seja um conselheiro ativo com a saúde do seu município disse Canindé.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

A melhor opção é escolher não exagerar no sal


São tantas as opções atualmente e tantas informações sobre benefícios e malefícios do sal que fica até difícil saber o que levar para casa. Tem gente que usa o sal rosa do Himalaia. Há ainda quem diga que prefere o sal light e sal rosa juntos, afirmando que o light tem menor teor de sódio e o rosa, mais minerais.
Para a costureira Kaline Burlamaque, de 32 anos, o sal refinado é a melhor opção já que, segundo ela, cabe no orçamento da família. Já a nutricionista Leiliane Xavier, de 32 anos, usa a mesma opção de compra, mas escolheu uma alternativa para deixar as preparações em casa mais saborosas e saudáveis. “Eu uso sal de ervas caseiro! Mais saudável já que reduz o teor de cloreto de sódio para temperar e dar sabor aos alimentos”,  defende.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

SUS oferece linha de cuidado à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

Quando o filho tinha dois anos, a aposentada Marisa Furia Silva observou mudanças em seu comportamento. “Ele parou de falar o que já falava e começou a dar cabeçadas no chão e na parede. Fui numa psicóloga e ela deu o diagnóstico. Eu nem sabia o que era autismo. Dois neurologista confirmaram o diagnóstico depois”, conta Marisa. Renato hoje tem 38 anos.
A aposentada descobriu o autismo do filho em 1980. Naquela época, as pessoas não tinham a facilidade de acesso a informação que existe hoje. Pela falta de conhecimento diante da realidade, surgiu a ideia de unir famílias de pessoas com autismo para dar apoio e suporte. Marisa, que é uma das fundadoras da Associação de Amigos do Autista (AMA), juntamente com outros pais decidiram se reunir para construir uma proposta de futuro que amparasse seus filhos, e proporcionasse a eles maior independência, autonomia e inclusão social.