A temática humanização deve estar cada vez mais presente nas práticas profissionais, para que estes reiterem os valores e atendam às necessidades humanas.
Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Valorização da Pessoa e os integrantes do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), os gestores da Escola Técnica de Saúde (ETSAL) e a coordenação da Política Nacional de Humanização (PNH) estão traçando estratégias de sensibilização para os novos prefeitos, visando a continuidade de educação permanente nos municípios a partir de 2017.
De acordo com Patrícia Bezerra, responsável pela área de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, a elaboração dessas estratégias tem como propósito fortalecer a Educação Permanente da Saúde e a Política Nacional de Humanização como norteadoras de novas práticas que orientam a reflexão sobre o trabalho e a construção de processos de aprendizagem colaborativa e significativa, ofertando ações coletivas de desenvolvimento aos trabalhadores, a partir dos principais desafios identificados pelas equipes no cotidiano no trabalho.
“Com isso, buscaremos um estreitamento entre a área de educação da Sesau e os novos gestores, tanto no que diz respeito à Educação Permanente da Saúde como à Política Nacional de Humanização. Dessa forma, a estratégia tem como finalidade se fazer presente no trabalho desses prefeitos, para que eles saibam o que são essas duas políticas, a que se propõem e de que forma os municípios poderão acessá-las”, explicou.