quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CONVITE


Acontecerá nesta quarta-feira, dia 02 de outubro, às 19h00, na residência de Nego e Zélia, na comunidade Inácio, zona rural do município de Caicó, uma missa em ação de graças pela conquista do poço tubular comunitário com capacidade de 16.000 litros por hora.
Este sistema de abastecimento foi uma ação do 1º BEC em parceria com a Diocese de Caicó, Cáritas Diocesana,  Seapac, Sindicato dos  Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a comunidade Inácio.
Será um momento de celebração, agradecimentos por ter encontrado um tesouro escondido e fortalecimento das parcerias que faz brotar a Vida, Fomentar Sonhos e Construir Novas Relações Sociais, econômicas e ambientais na comunidade.
A missa será celebrada pelo administrador Diocesano de Caicó, Pe Ivanoff e contará com a presença do Comandante do 1º BEC, o Coronel José Sirnando Cavalcante.
Todas as entidades parcerias, órgãos públicos e as comunidades circunvizinhas ao Inácio estão sendo convidadas para este momento revelador de sabedoria e convivência com a seca e o semiárido Caicoense.

sábado, 21 de setembro de 2013

Descaso e Negligência na Saúde do Seridó

A pior das atitudes é a indiferença, é dizer não posso fazer nada, não tenho tempo, estou vexado, estou indo, até logo, até nunca mais.
Há 15 dias morreu uma jovem de 23 anos no hospital do Seridó, choramos, gritamos, lamentamos e começamos a silenciar. Não deu tempo, com menos de 15 dias morreu mais uma paciente, agora no hospital regional do Seridó. Os fatos são diferentes os resultados são os mesmos. De um lado, morte e dor das famílias, do outro, inércia, descaso, negligência e omissão prolongadas dos agentes políticos tomadores de decisões.
Nos dois casos a mesma resposta: Vamos investigar e apurar a morte da paciente. Quem mais deseja que a morte seja esclarecida

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde fará licitação para construção de três Unidades Básicas de Saúde em Caicó

A Secretaria de Saúde de Caicó estará realizando processo licitatório, na modalidade tomada de preço para contratação de empresa prestadora de serviço para construção de uma Unidade Básica de Saúde nos bairros Paulo VI, João XXIII e Nova Descoberta. A abertura dos envelopes com propostas será feita no dia 16 de setembro as 8 horas.
O edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na Secretaria de Saúde de Caicó, no bairro Vila do Príncipe, ou no site www.caico.rn.gov.br. Cada Unidade Básica está orçada em torno de 260 mil reais, destes 200 mil são provenientes de recursos do Governo Federal e 60 mil de contrapartida do Município de Caicó.
 
Fonte: Robson Pires

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Médicos do RN aprovam indicativo de greve

medicoEm assembleia realizada na noite de ontem (19), no Sinmed, os médicos do município e do estado decidiram paralisar todas as atividades no próximo dia 27 de agosto (terça-feira). Neste dia acontece também uma manifestação, com concentração às 9h no Centro Clínico Zeca Passos e caminhada até a sede da prefeitura, na Cidade Alta.

Oiticica: “Não é possível que os nossos gestores não tenham aprendido e repitam os mesmos erros”, diz Dom Jaime

Caicó sediou na manhã desta sexta-feira (16) a reunião dos bispos das três dioceses do Rio Grande do Norte. Coordenada pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha a reunião ainda contou com as presenças do bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana e do padre Ivanoff Pereira, administrador da Diocese de Caicó. Na reunião, os três religiosos trataram da elaboração de um documento, a ser enviado para os representantes governamentais sobre a  situação da construção da Barragem de Oiticicas, no município de Jucurutu, e da Chapada do Apodi, na região Oeste do Estado.
Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Dom Jaime demonstrou a preocupação da Igreja com a demora dos governos, no processo de desapropriação e reassentamento das famílias que moram nas terras onde será construída a Barragem de Oiticica.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Reunião Ordinária

Sabendo que é por meio da participação social que podemos contribuir com a melhoria do nosso município e sendo essa umas das prerrogativas da Mesa Diretora deste Conselho convidamos cada uma a participar da reunião Ordinária que estará ocorrendo Quinta feira (08/08/2013) na Casa da Cidadania (antiga Prefeitura) no horário das 13:30, com os debates conforme pauta a baixo. Lembramos a todos que o voto só é permitido aos conselheiros, mas o direito a voz é de todos.
 
1. Apresentação do projeto de implementação do serviço de cirurgia

terça-feira, 9 de julho de 2013

Reunião Ordinária do Conselho

Com cordiais cumprimentos,  a mesa diretora do conselho municipal de saúde de Caicó tem a honra de convidar associações comunitárias rurais e urbanas, profissionais e usuários da saúde, organizações governamentais e da sociedade civil seridoense e caicoense e, a população em geral para participarem de uma reunião próxima quinta-feira, dia 11 de julho, às 13h00, no salão de reuniões da antiga prefeitura de Caicó, ao lado da Igreja do Rosário na cidade de Caicó.
Na citada reunião será apresentado pela UFRN o projeto pedagógico do curso de medicina multicampi – CERES/FACISA que será implantado em 2014 no município de Caicó e, debatido o novo modelo de gestão do Hospital do Seridó (Fundação Carlindo Dantas) conforme sentença do juiz Dr. André Melo Gomes Pereira que torna a gestão desta unidade hospitalar de responsabilidade do município de Caicó.
Só a participação e a mobilização popular organizada poderão exigir dos governantes atitudes políticas concretas para resgatar a saúde como um direito do cidadão e dever do Estado. Seja parte desta luta em defesa de uma saúde pública e de qualidade, não deixemos os interesses privados e eleitoreiros sufocarem o sistema público de saúde. Sua presença muita contribuirá para avançarmos coletivamente na conquista do direito humano a saúde em Caicó.

Cordialmente
A mesa diretora do CMS.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

SAMU treina profissionais que deverão integrar equipe no Seridó e Trairi do RN


 

 
A interiorização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para as regiões Seridó e Trairi inicia uma nova fase antes da implementação efetiva – que deverá ocorrer no final de julho e início de agosto –, com o treinamento das equipes que integrarão o SAMU nas regiões. 
Técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores participam durante toda esta semana, na sede do SAMU Metropolitano, em Macaíba, de capacitação com profissionais especializados nesse tipo de assistência. 
 
O SAMU será fundamental para o socorro às vítimas de acidente em rodovias da região, contribuindo com a melhor assistência à este tipo de ocorrência. Após o treinamento, os profissionais irão dar plantões

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Desigualdade financeira aumentou nos últimos 20 anos

O relatório sobre Crescimento e Desigualdades, divulgado recentemente pela OCDE, revela que em 23 dos 30 países membros desta organização, as desigualdades de rendimentos e o número de pobres aumentaram durante os últimos 20 anos. . Nos paises da Europa a proporção é em média de 9 a 1. No caso Japão e Coreia do Sul esta diferença é de 10 a 1. No Chile e no México a desigualdade supera a razão de 25 vezes a 1, e no Brasil, 50 vezes a 1. Essa desigualdades entre ricos e pobres é injusta e imoral. Fica evidente que desigualdade depende do modo como a sociedade organiza a produção e faz a distribuição dos bens de consome. No Brasil continua a má distribuição da renda,riqueza e ativos produtivos afetado ainda mais pelos beneficios fiscais aos ricos. Somos abrigo seguro e rentável para o capital especulativo nacional e mundial. A proposta do Governo brasileiro para enfrentar a pobreza é a inclusão pelo lógica de mercado e programas compesatórios baseado na pobreza monetária.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reunião Ordinária do Conselho

Nesta quinta-feira (13/06/2013) estará ocorrendo a 162ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde cujos temas a serem aboradados serão os de funcionamento das comissões de trabalho, possibilidades e necessidades do cadastro do equipamento de Ressonância Magnética do Instituto de Radiologia no Sistema ùnico de Saúde e discussão sobre o não pagamento do piso salarial, por parte da prefeitura, aos agentes de endemias. A reunião ocorrerá no prédio sede do conselho (antiga prefeitura) no horáiro das 13hs.

Secretaria estadual de Saúde capacita profissionais do Seridó para diagnóstico de doenças


cerest
O Centro Estadual e Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN), da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó realizaram a Capacitação do Protocolo de Exposição à Material Biológico. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (11) no auditório da IV Ursap e reuniu vários profissionais das cidades do Seridó. O curso foi baseado na Norma Regulamentadora 32, que trata da segurança do trabalhador, exposto a riscos biológicos.
“A importância é sensibilizar os municípios quanto a prevenção de acidentes em ambientes da área de saúde, principalmente hospitalares. Os materiais que os profissionais de saúde utilizam, em algum momento, podem está contaminados e, por isso, alertamos e procuramos conscientizar os profissionais para os devidos cuidados”, disse Antônio Filho, coordenador do Cerest em Caicó.
O objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento para o diagnóstico de agravos relacionados à exposição a materiais biológicos e sua notificação ao Sistema de Informação (Sinam). O curso foi voltado para profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em segurança do trabalho.

FONTE: Robson Pires

Para técnica da Sesap, é grande o índice dos que não conhecem dicas de segurança no trabalho

tecnica sesap “Tem muitos profissionais que não tem informações e não estão devidamente capacitados, por isso temos que multiplicar essas informações corretas. Tem muitos profissionais, atualmente, que vão trabalhar de chinelos e não usam os equipamentos de proteção individual. É uma realidade que precisamos mudar urgentemente nos nossos ambientes hospitalares”, explicou Alessandra Carla, técnica da Sesap/RN.
Entre os assuntos que foram discutidos estão “Riscos biológicos e biossegurança em profissionais de saúde” e “Protocolo exposição a material biológico” e “Hospital Giselda Trigueiro como referência nos acidentes com material biológico”.
“Os profissionais de saúde, ao atender os pacientes estão expostos a várias contaminações, principalmente pelo HIV e hepatite B ou C. Existem medidas profiláticas para impedir essa possível contaminação e é por isso que é preciso reforçar essas informações, esses cuidados. A forma mais fácil e rápida da contaminação é através da secreção e do sangue do paciente, que fica diretamente em contato com o profissional de saúde”, finalizou a Infectologista Tereza Dantas.

FONTE: Robson Pires

terça-feira, 4 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra a paralisia infantil será lançada no próximo sábado em Caicó

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início no próximo sábado (08), dia nacional de mobilização, e se estenderá até 21 de junho. Em Caicó, a abertura oficial vai acontecer na Unidade Básica Santa Costa, Bairro Paraíba e a meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público alvo, crianças a partir dos seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, onze meses e 29 dias).
Estamos começando mais uma etapa e, dessa vez, vamos vacinar contra a paralisia infantil. Por isso, estamos montando a nossa estrutura para iniciar as estratégias de vacinação e, assim, conseguirmos alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%”, disse Josilene Maria, coordenadora de promoção a Saúde da Secretaria de Saúde em Caicó. As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças já tenham sido imunizadas contra a doença. Se as crianças tiverem febre alta, alguma hipersensibilidade a algum componente da vacina --como por exemplo, a estreptomicina ou a eritromicina-- ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, orienta o Ministério da Saúde.

FONTE: Marcos Dantas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

2º Módulo de Capacitação de Conselheiros da Cáritas Diocesana


            No dias 24 e 25 de maio de 2013, a Cáritas Diocesana de Caicó estará realizando o 2º Módulo de formação de agentes multiplicadores, articuladores e conselheiros municipais de saúde, envolvendo especialmente, representantes dos usuários/ sociedade civil organizada junto aos Conselhos Municipais de Saúde de toda a região do Seridó.
A formação será realizada no Centro Pastoral D. Wagner de Caicó, com previsão de início para as 8h da sexta - feira e término no sábado ás 12h, e abordará a seguinte temática: Orçamento e Financiamento do SUS. A formação será assessorada pela promotora Drª Iara Maria Pinheiro Albuquerque, coordenadora do CAOP Saúde do RN e pelo membro do Conselho Estadual de Saúde Canindé Santos.
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Hospital Regional de Caicó e Acari apresentam taxas ocupacionais inferiores à preconizada pelo Ministério da Saúde

Destaque da Tribuna do Norte... Dezesseis, dos 22 hospitais mantidos pelo Governo do Rio Grande do Norte no interior apresentam taxas de ocupação inferiores à preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 85%. O documento, destaca, ainda, o elevado número de servidores da Sesap “municipalizados”. No total, são 2.178 profissionais nestas condições e, muitos deles, desenvolvendo funções diversas das que tinham na Secretaria. 
Somente com os que estão cedidos à prefeitura de Natal, os custos mensais com salários giram em torno de R$ 3,3 milhões. Uma das recomendações do relatório é o chamamento destes trabalhadores e reincorporação aos quadros da Sesap. O Relatório será apreciado pelo Pleno do TCE em Sessão a ser confirmada. Contudo, o presidente Paulo Roberto Alves confirmou que irá acompanhar o progresso das recomendações e, na medida do possível, cobrar melhorias.
7837

Audiência pública discute novo prazo para início de tratamento de câncer no SUS

Uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE/RN) discutirá, nesta terça-feira (21), às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa, a implementação da Lei 12.732/12. A nova legislação estipula um prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento de pacientes com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
 A audiência é aberta a todos e será conduzida pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, em parceria com as Promotorias da Saúde do Ministério Público Estadual. Estão sendo convidados representantes das secretarias de saúde, conselhos de saúde, hospitais, instituições ligadas ao tema, além de entidades de classe e órgãos de fiscalização.

domingo, 19 de maio de 2013

Grito da seca RN: sede de água, sede de direitos

No dia 21 de maio, o campo e a cidade se juntarão para realizar o Grito da Seca no Rio Grande do Norte, uma atividade que irá mobilizar cerca de 5 mil agricultores e agricultoras familiares de várias regiões do estado. Será um grito de sede de água e de direitos, pois essas comunidades rurais estão sofrendo com as consequências da estiagem prolongada no semiárido potiguar e com a ausência de investimentos em ações estruturantes para a convivência com o semiárido. O Grito da Seca vai acontecer no dia 21 de maio, com concentração no viaduto de Ponta Negra a partir das 8 horas. As e os participantes seguirão, pela BR 101, até o e stádio Arena das Dunas, onde acontecerá um ato público. Em seguida, será entregue uma pauta de reivindicações ao governo estadual e federal. Os agricultores ficarão mobilizados em Natal para negociarem com outros órgãos (INCRA, CONAB, BNB).

A mobilização, que é organizada pelo Fórum do Campo Potiguar, objetiva denunciar, à sociedade, o descaso e o abandono dos agricultores (as) nos últimos anos e durante a atual seca, que é

terça-feira, 14 de maio de 2013

Relatório sugere fechamento do Hospital Regional em Caicó

7675
A informação foi confirmada nesta tarde de segunda-feira (13) durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. O Hospital Regional do Seridó não oferece nenhuma condição de estar funcionando. De acordo com o presidente do conselho, José Procópio de Lucena a constatação é de um relatório feito por profissionais da área de Saúde, depois de um minucioso estudo sobre o Hospital.
Existe um estudo feito no Hospital Regional que a situação é gravíssima do ponto de vista de estrutura, de equipamento. Um relatório que está sendo feito por profissionais da área de Saúde vai ser entregue a todos os órgãos. Segundo o relato é que a situação do Regional é caótica”, explicou o presidente.

FONTE: Marcos Dantas

Elísio Galvão confirma denúncias no Conselho de Saúde e desabafa: “Hospital do Seridó virou uma casa de terror”

 
O médico obstetra Elísio Galvão foi sabatinado em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde nesta segunda-feira (13), não só reafirmou todas as denúncias feitas no seu Facebook, como acrescentou outras informações relacionadas a precariedade enfrentada pelo atendimento materno-infantil oferecido no Hospital do Seridó em Caicó. Na platéia, conselheiros, colegas de trabalho e diretores do hospital onde o médico dá plantão e classificou o último deles de “uma noite de terror”.
No seu depoimento, Elisio reclamou das condições de trabalho no Hospital, da alimentação servida no local, dos salários atrasados dos funcionários, submetendo muitos deles ao constrangimento de não ter o que comer em suas casas. O próprio médico disse que chegou a comprar cestas básicas para cinco destes funcionários. Reclamou da ausência de pediatras no plantão no hospital, que já virou rotina dos profissionais desta área já ter se acostumado de enviar rapidamente as crianças para o hospital sem ao menos fazer uma triagem do problema de saúde.

Hospital Regional vai adotar "classificação de Risco" para tentar desafogar urgência

Cansados de atender centenas de pessoas diariamente na urgência do Hospital Regional em Caicó, alguns médicos plantonistas participaram de uma reunião na tarde desta segunda-feira (13) com diretores do hospital e o secretário de Saúde do município, Galvão Freire. Os médicos cobraram uma solução para o problema, e a conclusão chegada foi pela necessidade de se implantar a “Classificação de Risco”.
Trata-se de uma triagem feita por auxiliares de enfermagem devidamente treinados em todos os pacientes que chegarem na urgência do Hospital. Pacientes com procedimentos simples serão orientados pela própria triagem a procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Os mais graves serão resolvidos na urgência do Regional. O secretário Galvão deverá enviar nas próximas horas a lista com todas as informações sobre funcionamento dos PSFs, os médicos de plantão e o horário que eles atendem em cada unidade.

FONTE: Marcos Dantas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Conselho se reunirá com Dr Elísio Galvão para ouvir denúncias

O Dr. Elísio Galvão, profissional que trabalha no Hospital do Seridó na área obstétrica usou o seu facebook para fazer uma denúncia sobre a precariedade no atendimento materno-infantil do referido hospital e com isso o Conselho de Saúde estará se reunindo com ele nesta Segunda-feira (13/05/13) na casa da cidadania (antiga prefeitura) as 16h para discutir junto a secretaria de saúde esses problemas a fim de buscar soluções e melhorar o atendimento a população.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Acontecerá na próxima quarta-feira, dia 08.05, às 13h30,  no auditório do prédio da antiga prefeitura ao lado da igreja do Rosário, a reunião mensal do Conselho  Municipal de Saúde  de Caicó.
A pauta central da reunião será a apresentação pelo secretário municipal de saúde das ações e atividades desenvolvida nos primeiros 04 meses do ano andamento conforme estabelece o art. 12 da Lei nº 8.689/93, com a Lei Complementar nº 141/2012 e Resolução 453 do CNS. Serão tratados questões como: situação do plano de saúde, agenda da saúde pactuada, relatório de gestão, dados sobre o montante e a forma de aplicação dos recursos, as auditorias iniciadas e concluídas no período bem como a produção e a oferta de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada.
O conselho convida os movimentos sociais, entidades diversas da sociedade e a população em geral para participar da reunião com suas opiniões, criticas  e sugestões. Vamos exercer nossos direitos e poder popular. Todo poder emana do povo. Sintam-se parte desta luta em defesa da saúde pública de qualidade em Caicó. Sua presença muita contribuirá para melhorar o controle social da politica pública de saúde em nosso municipio.
Cordialmente
A mesa diretora do CMS.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Vivaldo Costa pede prioridade na vinda do SAMU Seridó


VIVALDO-SEC-SAUDE1O deputado Vivaldo Costa (PR) foi recebido, segunda-feira (29), no gabinete do secretário de saúde do RN, Luiz Alberto Fonseca. O Papa Jerimum estava acompanhado do ex-prefeito de Timbaúba dos Batistas que também presidiu durante vários anos a Associação dos Municípios do Seridó Ocidental, Ivanildo Filho; da presidente da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, Sandra Costa; e de Luciana Dantas, diretora do Hospital Regional de Caicó.
A audiência teve como pauta a saúde de Caicó, o funcionamento do Hospital Regional e do Hospital do Seridó. Vivaldo também pediu para que o secretário possa priorizar a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Seridó.
Luiz Alberto, que tem grande admiração por Caicó, garantiu ao deputado que até junho o SAMU estará sendo implantado na região.
FONTE: Robson Pires

sábado, 27 de abril de 2013

Cisternas entregues no Alto Oeste foram construídas pelo Seapac em parceria com o Governo do Estado

 

7379 
Padre Ivanoff (direita) representou a Igreja do RN no evento

As 1.308 cisternas entregues na noite desta sexta-feira (26) no Alto Oeste foram construídas pelo de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), órgão ligado a Igreja Católica do Rio Grande do Norte através de um convênio com o Governo do Estado e do Ministério Social e Combate a Fome do Governo Federal.
Neste programa de cisternas, considerado o maior já implementado no Rio Grande do Norte foram investidos R$ 4,7 milhões, e a previsão é de até o final de junho, a construção de 3.100 reservatórios de alvenaria em 47 municípios potiguares. O padre Ivanoff Pereira, administrador da Diocese de Caicó esteve na missa em Ação de Graças, na noite desta sexta em São Miguel, representando a Igreja Católica do RN.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Decretada emergência na Saúde de Caicó

roberto germano ruralO prefeito Roberto Germano (PMDB) decretou nesta quarta-feira (24) Estado de Emergência na Rede Municipal de Assistência à Saúde em Caicó. Para o decreto o prefeito levou em consideração que algumas empresas vencedoras do procedimento licitatório não estão cumprindo em sua integralidade com os contratos para fornecimento de medicamentos pelos mais variados motivos, e já se verifica a falta de vários medicamentos básicos e controlados junto às Unidades de Saúde do Município de Caicó.
O estado de emergência fica decretado pelo período de 90 dias em toda a rede pública de saúde do Município de Caicó, e fica autorizada a contratação via dispensa de licitação para a aquisição de medicamentos básicos e controlados, bem como de fraldas geriátricas, necessários à continuidade dos serviços públicos de saúde, mediante procedimento emergencial a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. O decreto entrou em vigor deste ontem, dia 24 de abril.

FONTE: Robson Pires

sexta-feira, 19 de abril de 2013

87ª Reunião Extraordinária do Conselho Muicipal de Saúde

Nesta Sexta feira (19/04/2013) O conselho Municipal de Saúde estará mais uma vez se reunindo, desta vez a pedido do Coordenador do CEREST Caicó, Antonio, para que o mesmo possa apresentar e discutir sobre o funiconamento do CEREST no ano de 2013. O reunião visa discutir como deverá ser o funcionamento, quais os planos de trabalho e ações a serem desenvolvidas neste ano no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. A reunião ocorrerá no auditório da casa da cidadania (antiga prefeitura) no horário das 15hs.

"SUS MEDIADO" Implantado em Caicó


sus mediado
Na manhã desta quarta-feira (18), a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde, a Procuradoria do Município de Caicó e a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó assinaram um termo de cooperação técnica para início do programa “O SUS Mediado”, em Caicó. A cerimônia de lançamento foi realizada às 10h, no Auditório da IV USARP, Praça Dom José Delgado.
O programa “O SUS MEDIADO” teve início em 14 de fevereiro de 2012 em Natal e no dia 10 de setembro do mesmo ano foi lançado na cidade de Mossoró, em decorrência dos resultados positivos, face a redução da judicialização da saúde pública nas unidades onde foi implantado. O programa visa minimizar a burocracia nas demandas de saúde com a criação de mecanismos extrajudiciais para um atendimento mais rápido e eficiente.

FONTE: Robson Pires

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Circuito saúde SESC passará por caicó oferecendo serviços gratuitos

Depois de oferecer uma manhã inteira de serviços de saúde gratuitos na cidade de São Paulo do Potengi, o projeto Circuito Saúde – idealizado pelo Sistema Fecomércio/RN, por meio do Sesc – irá a mais três cidades potiguares. Dia 17/04, chega à Comunidade do Fio, em Mossoró; no dia seguinte, visita o Sesc Seridó, em Caicó e, no dia 23/04, finaliza o itinerário na Praça Central de Nova Cruz. Todas as atividades são oferecidas das 8h às 12h.
Os serviços de saúde gratuitos que integram a programação incluem aferição de pressão, exame de tracoma (uma doença oftálmica), detecção de HIV, vacinação e orientações em saúde. O prefeito de São Paulo do Potengi – cidade que foi o ponto de partida do projeto este ano –, José Leonardo, enfatizou a relevância da ação.
“É muito importante a parceria do Sesc em mais uma ação ligada à saúde da população. Ficamos felizes pelos serviços oferecidos e muito aguardados pelo povo”. A parceria com o município e estado é realizada por meio das Secretarias de Saúde.
Mas o Circuito Saúde não se resume a atividades na área. Um espaço voltado à recreação infantil é montado nas cidades visitadas, com biblioteca, tenda recreativa com oficinas, pinturas em rosto e em revistas, pula-pula e outros atrativos para a criançada.
Serviço:
O quê? Circuito Saúde 2013
Onde?
Mossoró: 17/04, na Comunidade do Fio
Caicó: 18/04, no Sesc Seridó
Nova Cruz: 23/04, na Praça Central
De que horas? Das 8h às 12h
ENTRADA GRATUITA
FONTE: Cardoso Silva

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Unidades básicas terão expediente noturno quinzenalmente em Caicó

saude atitude 








Uma vez na semana a cada quinze dias as Unidades Básicas da cidade de Caicó terão expediente noturno. A idéia partiu dos enfermeiros lotados no Município, que elaboraram um projeto o qual mostra a importância do atendimento à população durante a noite. A proposição foi conversada em reunião com o Secretário Municipal, Galvão Freire, que se mostrou favorável ao projeto.


“As Unidades vão estar abertas à noite uma vez na semana a cada quinze dias, então é importante que a população procure os postos de saúde dos bairros para saber que dia será esse. É uma forma de atender a uma solicitação da própria comunidade e garantir o atendimento a uma demanda existente e reprimida”, explicou Josilene Maria, coordenadora de promoção a Saúde.

Postos de Saúde iniciam vacinação contra gripe

Cerca de 65 mil postos de saúde em todo o país iniciam hoje (15) a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.
Este ano, mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.
A campanha vai até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1), a gripe suína, A (H3N2) e B.

FONTE: Robson Pires

A estiagem e a seca em um novo contexto no Semiárido brasileiro


A estiagem é um fenômeno da natureza. A fome, a miséria e a morte daí decorrentes, porém, são produtos da ação humana e das políticas dirigidas a essas regiões e populações. Não são, portanto, fenômenos naturais. A seca é política.

Chuvas irregulares e mal distribuídas são características do Semiárido. Significa chover em alguns lugares mais que em outros e que nem sempre as águas que caem são suficientemente armazenadas para atender às necessidades das pessoas. Quando esse processo se intensifica, há as grandes secas. Desde 2010 o Semiárido brasileiro passa por uma das maiores secas dos últimos trinta anos.

Segundo a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa do Governo de Pernambuco, nesse estado a lavoura do milho decresceu 80,4%; a do feijão, 70,3%; as lavouras temporárias, 11,7%; e a pecuária, 28,4%. Outros dados, da Superintendência

quarta-feira, 10 de abril de 2013

160ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde

Amanhã (11/04/2013) o Conselho Municipal de Saúde de Caicó estará se reunindo no auditório da Casa da Cidadania - Antiga Prefeitura - para discutir temas como a agenda de atividades do conselho para o ano de 2013, composição das comissões permanentes de trabalho do conselho, bem como discutir as condições de trabalho e situação dos agentes de saúde de Caicó no tocante a portaria 260 de 21 de fevereiro de 2013.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto para Prevenção das Deficiências

No dia 24/03/2013 foi dado início a comemoração dos 40 anos da APAE Caicó e dentre os eventos houve a reunião onde foi discutido estatísticas de atendimento a deficientes na APAE Caicó bem como planos para desenvolvimento de um Projeto para Prevenção das Deficiências, nessa reunião foi formada uma comissão que estará se reunindo nesta Quarta-feira (10/04/2013) as 14hs no auditório da Casa da Cidadania, para aprofundar o tema e discutir entre outros asuntos a assistência humanizada do parto, visto que mediante as estatísiticas feitas pela APAE grande parte das deficiências são ocasionadas na hora do parto. Como palestrante contaremos com a contribuição da professora da UFRN, Dra. Rejane Dawin,  enfermeira obstetra e presidente da ABENFO nacional (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras).
O Conselho Municipal de Saúde convida a todos para participar deste momento para que juntos possamos ajudar a prevenir a ocorrência de deficiência no município de Caicó.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mutirão Contra a Dengue em Caicó foi realizado no último domingo.

7050  
Voluntários da campanha realizada neste domingo em Caicó
O Rotary Clube Centenário e a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com outras instituições realizaram na manhã deste domingo (07) um mutirão de combate a dengue em Caicó. Participaram da ação o Corpo de Bombeiros, Bombeiros-Mirim, Polícia Rodoviária Estadual, Agentes de Proteção, Patrulheiros Mirins, Escoteiros, Lions e Maçonaria. A equipe montada neste domingo foi dividida em duas partes: uma realizou trabalhos educativos em pontos específicos da cidade, com panfletagens, e a outra se deslocou aos bairros para o trabalho de limpeza e cuidado nas residências.
Realizamos este ano a 6º ação de combate a dengue em Caicó. Visitamos aqueles prédios que estavam fechados, são pessoas que geralmente trabalham durante a semana e no final de semana tem disponibilidade para abrir as residências para o trabalho preventivo da dengue”, disse Eudes Batista, Presidente do Rotary Centenário de Caicó.
Foram visitados todos os bairros da cidade, com destaque para o João Paulo II, que tem índice de infestação da doença superior a 20%.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

GALVÃO FREIRE VAI DISCUTIR PRIORIDADES PARA CAICÓ DURANTE PAINEL DA SAÚDE NESTA QUINTA-FEIRA


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da IV Unidade Regional de Saúde Pública (IV Ursap) e a Comissão Intergestores Regional (CIR), promove nesta quinta-feira (04), no auditório da 10º Diretoria Regional de Educação (Dired), uma reunião para apresentação do Painel da Saúde.
Pioneira no Rio Grande do Norte, a ação tem como objetivos promover o acolhimento dos novos gestores municipais de saúde, apresentar a equipe técnica da Sesap, expor os programas e sistemas de informações e, além disso apresentar a Planificação da Atenção Básica.
Estarão participando do evento secretários municipais de saúde de 25 municípios do Seridó. “Vamos discutir assuntos ligados a Saúde de forma geral, tirando dúvidas, um debate sobre vários temas. Queremos falar sobre a Estratégia de Saúde Família, por exemplo, sobre o Hospital Regional do Seridó, ou seja, é um evento muito importante para todos os municípios”, destacou Galvão Freire, secretário de Saúde Caicó.

FONTE: Robson Pires

terça-feira, 2 de abril de 2013

SAÚDE LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Anúncio foi feito pelo ministro Padilha e pelo secretário Jarbas Barbosa (Foto: Priscilla Mendes/G1) 

Campanha de vacinação contra gripe quer imunizar 31,3 milhões em abril

Ministério da Saúde vai distribuir 42,9 milhões de doses em 65 mil postos.
Ação nacional ocorrerá entre os dia 15 e 26 e inclui oito grupos prioritários.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26), em Brasília, que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai ocorrer de 15 a 26 de abril em 65 mil postos de saúde do país.
A meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação, que é de 39,2 milhões. No ano passado, 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representou 86,3% do público alvo.
Ao todo, serão distribuídas este ano 42,9 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.
O grupo prioritário que será vacinado abrange

segunda-feira, 1 de abril de 2013

IMAGENS DA MENTE

Depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, alzheimer e outros distúrbios psíquicos possuem, cada qual, padrões próprios e específicos. Mas não só isso. Cada patologia dessas tem uma imagem própria, uma espécie de fotografia que a diferencia uma das outras. Quer dizer então ser possível fazer um retrato da mente? Pelo menos é o que a Cintilografia de Perfusão Cerebral proporciona. O exame foi desenvolvido pelo médico chileno, naturalizado norte-americano,  Ismael Mena, na Universidade da Califórnia (EUA) e introduzido no Brasil pelo médico potiguar Roberto Jales, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Natal é pioneira no Brasil na realização da Cintilografia de Perfusão Cerebral, procedimento criado na Califórnia, que distingue doenças psíquicas 
Natal é pioneira no Brasil na realização da Cintilografia de Perfusão Cerebral, 
procedimento criado na Califórnia, que distingue doenças psíquicas

O procedimento vem atraindo a Natal pacientes de várias cidades brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Fortaleza, de acordo com Roberto Jales, que atende uma média de seis pacientes por semana em sua clínica.

TROMBOEMBOLISMO VENENOSO PROFUNDO: saiba mais sobre essa doença


Neste Artigo:
Um dos distúrbios mais perigosos do sistema circulatório, o tromboembolismo venoso afeta, segundo a Associação Americana do Coração, cerca de 1,5 milhão de pessoas, das quais quase 543 mil acabam morrendo. Se não identificada a tempo, a trombose pode colocar o paciente sob risco de vida. Muitas vezes, a doença ocorre por mera falta de prevenção.
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias (vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração) em local ou momento não adequados - é importante lembrar que a coagulação é um mecanismo de defesa do organismo. As veias mais comumente acometidas são veias das pernas (± 90% dos casos) e os sintomas mais comuns são inchaço e a dor na região.

domingo, 31 de março de 2013

COOPERATIVA DOS MÉDICOS DO RN VAI PARAR AS ATIVIDADES NA SEGUNDA FEIRA

Paralisação atingirá Hospital Deoclécio Marques e o Samu metropolitano.
Informação foi repassada pela Coopmed na manhã desta quinta (28).
 
A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte (Coopmed) divulgou por meio de nota que a partir desta segunda-feira (1º) os plantões no Hospital Deoclécio Maques, na Grande Natal, e no Serviço Móvel de Urgência e Emergência Metropolitano (Samu) serão paralisados. Segundo a nota, a medida será tomada for falta de condições de trabalho na unidade hospitalar, e a demora na renovação contratual com os médicos que atuam no Samu metropolitano.
O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), porém, como esta quinta-feira (28) é ponto facultativo nos órgãos públicos, as ligações não foram atendidas.
De acordo com a Coopmed, o contrato com o SAMU Metropolitano vai vencer dia 1º, e os médicos só irão retornar ao trabalho a renovação foi feita pelo Governo do Estado. Quanto ao Deoclécio Marques, os médicos exigem melhores condições de trabalho diante da falta de materiais e insumos cirúrgicos encontrados na unidade. "O atual quadro tem sido um obstáculo ao pleno exercício profissional, pois tem inviabilizado, até mesmo, a realização de cirurgias", enfatizou a Coopmed.
Confira a nota da Coopmed na íntegra